Estudante do curso de pedagogia do CESTE em Pinheiro recebem elogios pelo empenho e interesse em aprofundar o conhecimento na área de Psicologia do Desenvolvimento

            Jean Piaget,  Lev Vygostskyn , Henri Wallon, Burrhus F.  Skinner,Sigmund Freud, entre outros, foram  os teóricos  que  os estudantes do curso de pedagogia do Centro de Ensino Sistemas e Tecnologia-CESTE estudaram  na Disciplina Psicologia do Desenvolvimento ministrada pelo professor Correia em Pinheiro nos dias 16  e 17 ( sábado e domingo), foram dois dias de compartilhamento de conhecimento,  troca de experiências e averiguação de casos concretos que foram relatados pelos alunos durante as aulas, os comentários foram surgindo conforme os conteúdos apresentados .

         O nível elevado de conhecimento dos acadêmicos do pólo de Pinheiro e demais Municípios do Maranhão são frutos do dinamismo e didáticas utilizadas pelos professores que fazem parte do quadro de docentes do CESTE, instituição que tem se tornado referência em educação superior no Maranhão e em outros estados.

         Os acadêmicos do CESTE em Pinheiro, além de demonstrarem interesse em aprofundar os estudos em psicologia do desenvolvimento humano, todos de forma unânime  participaram  com perguntas e intervenções  sobre os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, essa quase homogeneidade chamou a atenção, é um caso inédito, pois geralmente em  uma sala a maioria só observam e a minoria participam, aqui o fenômeno foi outro, todos de uma forma ou outra  tiveram participação nas aulas, e para demonstrar o Mágno potencial,os mesmos enceram suas atividades com a apresentação de um seminário , onde em equipe sintetizaram tudo que aprenderam  nos dois dias de encontro.

Parabéns a todos pela demonstração de interesse e compromisso em aprofundar os estudos e ampliar os conhecimentos, isso demonstra o quanto estão focados em tornarem-se bons profissionais da educação .

há de fato preocupação em

Jean Piaget (1896-1980)

  Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstracto. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).

  • Existem 2 aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
  • Como biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligência) – O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.
  • Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
  • Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação. Estes 2 processos são utilizados ao longo da vida à medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa.

   Capta as grandes tendências do pensamento da criança

   Encara as crianças como sujeitos activos da sua aprendizagem

                Lev Vygotsky (1896-1934)

Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo

  • Vygostsky sublinhou as influências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:

 O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social

 A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos

 Cada cultura tem o seu próprio impacto

 O conhecimento depende da experiência social

  • A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.
  • Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).
  • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual.
  • Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.

 Henri Wallon (1879 – 1962)

Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, os seus aspectos epistemológicos, objectivos e metodológicos.
– Considera que o homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito às disposições internas e às situações exteriores.

  • Wallon propõe a psicogénese da pessoa completa (psicologia genética), ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento.

  Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos factores de desenvolvimento (neurologia, psicopatologia, antropologia, psicologia animal).

  • Considera que não é possível seleccionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a actividade infantil (afectivo, motor e cognitivo).
  • Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Esta é uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento.

 Burrhus F. Skinner (1904 – 1990)

 Psicólogo Americano, conduziu trabalhos pioneiros em Psicologia Experimental e defendia o comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observável).

  • Tinha uma abordagem sistemática para compreender o comportamento humano, uma abordagem de efeito considerável nas crenças e práticas culturais correntes.
  • Fez investigação na área da modelação do comportamento pelo reforço positivo ou negativo (condicionamento). O condicionamento operante explica que um determinado comportamento tem uma maior probabilidade de se repetir se a seguir à manifestação do comportamento se apresentar de um reforço(agradável). É uma forma de condicionamento onde o comportamento acabará por ocorrer antes da resposta.
  • A aprendizagem, pode definir-se como uma mudança relativamente estável no potencial de comportamento, atribuível a uma experiência – Importância dos estímulos ambientais na aprendizagem

          Sigmund Freud (1856-1939)

Propõe, à data, um novo e radical modelo da mente humana, que alterou a forma como pensamos sobre nós próprios, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interacção de energias.

  • Freud contribuiu para a eliminação da tradicional oposição básica entre sanidade e loucura ao colocar a normalidade num continuum e procurou compreender funcionamento do psiquismo normal através da génesis e da evolução das doenças psíquicas.
  • Estudo do desenvolvimento psíquico da pessoa a partir do estádio indiferenciado do recém-nascido até à formação da personalidade do adulto.
  • Muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta de que trata a Psicanálise têm as suas raízes, as suas causas, nas primeiras fases ou estádios do desenvolvimento.
  • Na perspectiva freudiana, a “construção” do sujeito, da sua personalidade, não se processa em termos objectivos (de conhecimento), mas em termos objectais.
  • O objecto, em Freud, é um objecto libidinal, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivo ou negativo.
  • A formação dos diferentes estádios é determinada, precisamente, por essa relação objectal. (Estádios: Oral, Anal, Fálico, Latência, Genital)

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