A Filosofia para o 9º ano ( Fundamental)

Vamos estudar pensadores que se opuseram a Hegel e ao idealismo alemão, como Kierkegaard e Schopenhauer. Esses filósofos desenvolveram reflexões sobre o sofrimento humano e o indivíduo.

Também estudaremos o filósofo Friedrich Nietzsche, que exaltou a vida e criticou severamente o cristianismo e o racionalismo, além de correntes filosóficas que analisaram a sociedade capitalista, como o marxismo, o positivismo e a Teoria Crítica. Por fim, discutiremos dois grandes temas da filosofia: a linguagem e a lógica, fundamentos da compreensão humana.

SC SCOPENHAUER

Estudou filosofi Schopenhauer viveu de 1788 a 1860. Nascido em Danzig, Prússia, lecionou de 1820 a 1831, ano em que abandonou as salas de aula. Escreveu sua obra prima aos 30 anos, “O Mundo como Vontade e Representação”, mas não obteve sucesso na maior parte de sua vida. Mudou para Frankfurt, onde ficou até sua morte.a e alguns anos de medicina. Influenciado por Kant, por Platão e pelo budismo, enfatizou o caráter absurdo, trágico e doloroso da existência humana.

HOPENUER

KIERKEGAARD

Esse filósofo acreditava que quando tomamos decisões temos liberdade absoluta de escolha. Ele desejava investigar o que siignifica ser um ser humano, não como parte de um grande sistema filosófico, mas como indivíduo autônomo.

ia e alguns anos de medicina. Influenciado por Kant, por Platão e pelo budismo, enfatizou o caráter absurdo, trágico e doloroso da existência humana.

SAL AULA

Cada aluno deverá procurar uma letra de música que se relacione com os temas estudados através dos Filósofos: Kierkegaard e Schopenhauer. A letra deverá ser registrada no caderno e posteriomente apresentada para os colegas de classe.

https://www.artedopensar.com.br/9o-ano

KIERKEGAARD

Kierkegaard é um dos raros autores cuja vida exerceu profunda influência no desenvolvimento da obra. As inquietações e angústias que o acompanharam estão expressas em seus textos, incluindo a relação de angústia e sofrimento que ele manteve com o cristianismo – herança de um pai extremamente religioso, que cultuava a maneira exacerbada os rígidos princípios do protestantismo dinamarquês, religião de Estado.

NIETZSCHE

Nasceu na Alemanha em 1844, e morreu em 1900. Foi um critico severo da moral, da religião e do pensamento filosófico dominante do século XIX. Segundo ele, os valores da cultura ocidental forçavam o ser humano a viver sem criatividade e a negar seus princípios vitais.

NIETZSCHE

Considerado por professores como um aluno brilhante, recebeu dos colegas o apelido de “pequeno pastor”, profissão dos seus avós, que eram protestantes. Aos 14 anos, em consequência de sua dedicação aos estudos, obteve uma bolsa na renomada escola de Pforta. Lá, ganhou fluência em grego e latim e, ao mesmo tempo, começou a questionar os ensinamentos do cristianismo.

EXISTENCIALISMO

Conjunto de teorias formuladas no  SÉC. XX, com forte influência do pensamento de Kierkegaard, que se caracterizam pela inclusão da realidade concreta do indivíduo (sua mundanidade, angústia, morte etc.) no centro da especulação filosófica, em polêmica com doutrinas racionalistas que dissolvem a subjetividade individual em sistemas conceituais abstratos e universalistas.

PARÓDIA: KARL MARX

Militou durante toda a vida com as organizações dos trabalhadores. O pensamento de Marx exerceu influência sobre diversas áreas do conhecimento, como história, economia e ciência política.

Karl Marx

Karl Marx nasceu em 1818, em Trier, na Alemanha, e morreu em 1883. Estudou direito e especializou-se em filosofia. Rompeu com a tradição idealista da filosofia alemã e desenvolveu o conceito de materialismo histórico.

Para Marx, era necessário romper com o modo como a sociedade estava organizada, derrubando o sistema capitalista e criando um outro, que libertasse os trabalhadores de toda exploração e opressão.

Filme Matrix

Morpheu – É o mundo, que você acredita ser real para que não perceba a verdade…
Neo – Que verdade?
Morpheu – Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo você nasceu em cativeiro, Nasceu em uma prisão que não pode ver, sentir ou tocar. Uma prisão, para sua mente. Essa pequeno trecho do filme Matrix destaca a o sentido/objetivo de nossas decisões e o que implica para nossa existência.

 

 

https://www.artedopensar.com.br/9o-ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui