CODEVASF CHEGA A TODO O MARANHÃO

Empresa pública pode promover revitalização de mais cinco bacias hidrográficas e realizar obras de infraestrutura urbana e rural

Agora é lei. A presidência da República sancionou na última sexta-feira (17), a Lei 13.507/2017, que amplia para todo o território maranhense a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Isso significa que a população que envolve 70 municípios das bacias dos rios Tocantins, Munin, Gurupi, Turiaçu e Pericumã também podem contar a partir de hoje com ações do governo federal para execução de projetos e obras estruturantes, como drenagem e pavimentação asfáltica, reflorestamento e recuperação de áreas de proteção permanente, construção de açudes, barragens e estradas vicinais, sistema de abastecimento de água e de esgoto sanitário, revitalização completa de nascentes, rios e bacias, apoio para implantação de infraestrutura de irrigação e atividades de pescado – importantes para produtores rurais e ribeirinhos -, além de outras ações importantes e necessárias que visam o desenvolvimento urbano e rural com qualidade de vida para o povo maranhense.

Tudo isso é fruto de iniciativa legislativa do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Autor da lei, o parlamentar maranhense foi um político visionário ao apresentar essa proposição no Senado em 2015. Para o congressista, a nova legislação é uma grande conquista do povo do maranhão, que agora não depende mais exclusivamente do governo do estado para tocar as obras nas cidades e no campo.

“Hoje é um dia muito especial. A partir de agora, teremos melhores condições de buscar recursos do orçamento do governo federal para serem aplicados diretamente em obras que vão transformar de verdade a vida das pessoas. A Codevasf, por meio desta lei, pode atuar em todo o Maranhão, diretamente com os municípios”, disse o senador.

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Codevasf promove o desenvolvimento das bacias hidrográficas, através de recuperação dos rios e do meio ambiente em geral, além de incentivar e apoiar atividades ligadas a irrigação, pesca e aquicultura.

Em Imperatriz, por exemplo, a empresa pública poderá finalmente usar sua capacidade para revitalizar a bacia do Rio Tocantins, que há muitos anos está em uma situação cada vez mais degradante. A população da segunda maior cidade do estado sofre diariamente com racionamento de água imposto em função do baixo nível da água.

“Agora nós temos mais um apoio considerável, onde uma empresa como a Codevasf tem poder operacional em ações de revitalização do rio Tocantins. As coisas, agora, vão acontecer mais rápido”, comemorou o prefeito de Imperatriz, delegado Assis Ramos (PMDB). Ainda segundo ele, “o maior desafio é acabar com a deficiência de água e promover a implantação de projetos de irrigação e poços artesianos para atender a comunidade que vive especialmente na área rural”, afirmou.

Em São Luís, diversas máquinas pesadas já estão no galpão da Codevasf para serem utilizadas imediatamente. Elas foram viabilizadas por meio do senador Roberto Rocha, que conseguiu cerca de R$ 15 milhões em máquinas e equipamentos para ajudar nas obras e ações que a empresa realiza. “São tratores diversos, dragas, barcos, caminhões, equipamentos de mão-de-obra e outros que já estão a disposição para serem usados, agora, em todas as bacias do Maranhão. Vamos salvar as nossas águas e ao mesmo tempo usar toda essa estrutura para desenvolvimento as regiões, sobretudo, as mais carentes, onde o governo do estado não consegue chegar”, frisou Roberto Rocha.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS QUE AGORA TAMBÉM SERÃO ATENDIDOS

AFONSO CUNHA

ALCÂNTARA

AMAPÁ DO MARANHÃO

APICUM-AÇU

ARAGUANÃ

BACURI

BACURITUBA

BARREIRINHAS

BOA VISTA DO GURUPI

CACHOEIRA GRANDE

CAMPESTRE DO MARANHÃO

CÂNDIDO MENDES

CAROLINA

CARUTAPERA

CEDRAL

CENTRO DO GUILHERME

CENTRO NOVO DO MARANHÃO

CHAPADINHA

CIDELÂNDIA

CURURUPU

DAVINÓPOLIS

ESTREITO

GODOFREDO VIANA

GOVERNADOR EDISON LOBÃO

GOVERNADOR NUNES FREIRE

GUIMARÃES

HUMBERTO DE CAMPOS

ICATU

IMPERATRIZ

ITINGA DO MARANHÃO

JUNCO DO MARANHÃO

LAJEADO NOVO

LUÍS DOMINGUES

MARACAÇUMÉ

MARANHÃOZINHO

MATA ROMA

MIRINZAL

MORROS

NINA RODRIGUES

NOVA OLINDA DO MARANHÃO

PAÇO DO LUMIAR

PALMEIRÂNDIA

PAULINO NEVES

PERI MIRIM

PINHEIRO

PORTO FRANCO

PORTO RICO DO MARANHÃO

PRESIDENTE JUSCELINO

PRESIDENTE MÉDICI

PRESIDENTE SARNEY

PRESIDENTE VARGAS

PRIMEIRA CRUZ

RAPOSA

RIBAMAR FIQUENE

SANTA HELENA

SANTA LUZIA DO PARUÁ

SANTA RITA

SANTO AMARO DO MARANHÃO

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

SÃO BENTO

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

SÃO LUIS

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

SERRANO DO MARANHÃO

TURIAÇU

TURILÂNDIA

VARGEM GRANDE

VILA NOVA DOS MARTÍRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *