Imprensa nacional repercute desvio milionário de verbas da Saúde no governo Flávio Dino

Repercute em todo o Brasil o escândalo de desvios de recursos públicos federais por meio de fraudes na contratação e pagamento de pessoal, em Contratos de Gestão e Termos de Parceria firmados pelo Governo do Estado do Maranhão na área da saúde.

A “Sermão aos Peixes” da Polícia Federal, que já está na sua 5ª fase, deflagrou nesta quinta-feira, 16, a operação “Pegadores” e cumpriu 45 mandados judiciais, expedidos pela Juíza Federal Paula Souza Moraes da 1ª Vara Criminal Federal. Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão em São Luís, Imperatriz, Amarante e Teresina, além do bloqueio judicial e sequestro de bens no total de R$ 18 milhões.

A notícia está sendo destaque nos principais sites e jornais do Brasil. Entre eles, O Globo.com, Terra, Uol, Isto É, O Dia, Veja, Estadão, entre outros, estão repercutindo o escândalo envolvendo o governo de Flávio Dino.

O site do jornal A Tarde afirma que as investigações indicaram a existência de cerca de 400 pessoas que teriam sido incluídas indevidamente nas folhas de pagamentos dos hospitais estaduais, sem que prestassem qualquer tipo de serviços às unidades hospitalares. O site menciona ainda que os beneficiários do esquema seriam familiares e pessoas próximas a gestores públicos e de diretores das organizações sociais.

Já o site da revista Isto É diz que o  montante dos recursos públicos federais desviados passa de R$ 18,3 milhões, mas pode aumentar, “pois as investigações buscam comprovar que um crime continuou a ocorrer este ano, mesmo após a deflagração de outras fases da Operação Sermão aos Peixes”.

Em nota, o governo Flávio Dino ainda tentou justificar e colocar a culpa na gestão anterior, porém, a mesma nota foi desmentida pelo delegado da Polícia Federal que está à frente das investigações. Durante coletiva, ele afirmou que a fraude começou no governo atual e está sendo investigada desde 2015.

Veja abaixo o vídeo com a transmissão feita AO VIVO  hoje pela Globo News:

Deixe uma resposta