PAÇO DO LUMIAR: “Calazar” e a irresponsabilidade de um prefeito sem compromisso.

PAÇO DO LUMIAR: SAÚDE EM ALERTA! Morador denuncia no MP o abandono do Centro de Zoonose pelo prefeito Domingos Dutra (PC do B)

O morador de Paço do Lumiar, Senhor  Araújo foi obrigado a denunciar ao Ministério Público sobre o total abandono em que se encontra o Centro de controle de zoonose da cidade. O mesmo relata que procurou o órgão responsável, onde obteve resposta que esse departamento não funciona na administração do prefeito atual. O departamento e comandada Natália Dutra, encontra-se abandonado.

A leishmaniose visceral (VL), também conhecida como Calazar é a forma mais grave da leishmaniose, sendo a segunda doença parasitária que mais mata no mundo (apenas a malária é mais mortal). Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o Calazar é uma das doenças tropicais negligenciadas (DTNs) mais perigosas, que, se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos.

leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar e a úlcera de Bauru são formas da doença. É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero LutzomyiaPhlebotomus. No Brasil existem atualmente 7 espécies de Leishmaniaresponsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão.

O município de Paço do Lumiar já recebeu do Governo Federal através do Ministério da Saúde: Vigilância em saúde
Total 1.159.945,03

O caos na saúde em Paço do Lumiar é constantemente denunciada. O prefeito Domingos Dutra negligência os recursos da saúde e abandona os que precisam. Atitudes de coragem como a do Sr. Araújo deveriam ocorrer com mais frequência.
Parabéns Sr. Araújo pela atitude de cidadania.

“É  inacreditável a falta de compromisso e responsabilidade de Domingos Dutra . Governar um município  é cuidar do povo.  Não é o mesmo que gritar nas ruas de Paço do Lumiar  mentindo para população.”

Deixe uma resposta