Secretário de Agricultura e pesca de Paço do Lumiar faz balaço positivo das ações desenvolvidas em sua Gestão com apoio do Prefeito Domingos Dutra.

         Tendo informações do excelente trabalho que o secretário da SEMAPA Raimundo João vem desenvolvendo na Agricultura e Pecuária de Paço do Lumiar, o editor desse blog o entrevistou essa semana para conferir de  perto a veracidade desse trabalho. Durante entrevista  Raimundo João disse que sua primeira atuação como secretário foi  organizar o calendário de assistência técnica semanal, onde de segunda a sexta-feira uma equipe de técnicos realiza visitas aos trabalhadores rurais e psicultores, esses encontros  são todos pré-agendados, e se  dão em dois momentos:Reuniões e visitas de campo , as mesmas de acordo com as atividades dos trabalhadores.

                                              INFORME DAS ATIVIDADES.

CAPACITAÇÃO DOS AGRICULTORES

Em parceria com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  ( SENAR), a SEMAPA ofereceu aos trabalhadores rurais um curso    de operador de máquinas agrícolas, o curso fora oferecido em razão de não haver até então nenhum  trabalhador  apto a operar esses tipos de máquinas, havia  alguns com prática, mas não com experiência para preparar o solo, lembrando que a secretaria  tem um trator que fica à disposição do agricultor, liberado via agenda dos mesmos, para isso eles precisam se comprometer com o óleo , de outra maneira não poderá  ser liberado.

PARCERIA COM  IFMA DO MARACANÃ

         A parceria teve como objetivo  oferecer formação em técnico em agropecuária. O curso iniciou em agosto de 2018 e tem duração de dois anos,  tudo feito de forma licita , para tanto,  o IFMA lançou um edital , houve a seleção dos concorrentes, tendo sido aprovado cem  pessoas, dessas, 47 são de Paço do Lumiar  , um número bem  satisfatório.Após  esse curso os alunos  estarão habilitados para a concorrência em concursos públicos, sem falar na melhoria que  darão   aos seus empreendimentos rurais  a partir do conhecimento técnico .

 CURSO DE AUXILIAR DE AGRICULTURA  EM PARCERIA COM  O IFMA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.

         Apenas dez alunos participaram desse curso, o mesmo teve como objetivo transmitir conhecimentos  a  respeito de  técnicas e implementos que envolvem a produção no campo em todas as fases das  atividades que serão desempenhadas  pelo auxiliar agrícola.

INSTALAÇÃO DE DUAS UNIDADES DE BIOFERTILIZANTES

            Trata-se de um tipo de adubo produzido de diversas maneiras a partir de ingredientes encontrados na natureza, mais especialmente na propriedade rural – como esterco, leite, caldo de cana, cinzas e ainda outros – e enriquecidos com microrganismos, mamona, pó de rocha, etc.

Composição

Ao contrário do adubo químico, que contém apenas três nutrientes – nitrogênio, fósforo e potássio – o biofertilizante contém, em geral, o mínimo de doze nutrientes para alimentar as plantas. Há também o esterco de galinha que é o principal insumo utilizado na olericultura e  fruticulturaesse esterco  está  se tornando mais caro e mais raro.

Secretário Raimundo João

“Uma das maiores preocupações desde que fui empossado como secretário é o combate indiscriminado de agrotóxico,estão usando de maneira abusiva , sem o receituário agronômico , sem EPI , sem respeito ao período de carência , nossa equipe técnica muito preocupada com isso estão realizando várias visitas , palestras para  conscientizar os trabalhadores rurais quanto aos riscos para com eles e para os consumidores dos produtos comercializados pelos mesmos”. Informou o Secretário Raimundo João.

SUPORTES TÉCNICOS AOS PROGRAMAS DE COMPRAS INSTITUCIONAIS: (  P A S)

Os contemplados estão recebendo todo o suporte técnico, além dos transportes que também são disponibilizados, sobre esse  suporte, foi realizado recentemente  nova chamada pública para o PA 2019 , como o recurso deixado pelo Governo Federal é inferior às necessidades  do programa, serão realizados  alguns ajustes.

CONTINUAÇÃO DO PROJETO  -FEIRA LIVRE

Essas feiras foi uma iniciativa da administração passada, e por determinação do prefeito Dutra achou-se por bem continuar, pois é do seu entendimento que aquilo que é bom para o povo  deve prosseguir , as feiras são realizadas todas  as quintas  e sextas-feiras nas comunidades Tambaú  e maiobão, com suporte da equipe técnica para montar e desmontar as barracas e com transportes.Segue também para os trabalhadores  a distribuição de sementes

                Para fortalecer a categoria, o secretário Raimundo João está incentivando o associativismo e o cooperativismo como um dos melhores meios de alargar a  produção e aumentar a renda. “É nosso desejo, conscientizar os trabalhadores da importância de se unirem por um bem comum, esse desejo tem como principal  dificuldade,  vencer a cultura do individualismo muito arraigada na cabeça do agricultor , mas com o profissionalismo e a equipe competente que há na Secretaria, essas dificuldades gradativamente estão sendo vencidas.” disse Raimundo João.

Fruto dessa  luta foi  a criação da associação  dos aquicultores e aquipesca de Paço do Lumiar , na composição já estão reunindo com 28 piscicultores , com tendência a aumentar esse número.

Dando continuidade aos projetos, o secretário teve nessa segunda-feira (05) uma reunião com o presidente do SEBRAE Dr. Raimundo Coelho, discutiram  a possibilidade de uma parceria no sentido de instalar no Município uma indústria de aproveitamento de  frutas para produzir sucos e poupas, eliminando assim o desperdício desses alimentos, pensando na alimentação escolar

Deixe uma resposta