https://forms.app/form/5f997f36887a2442cba0071a

Em época de campanhas eleitorais muito se fala sobre a importância de um voto consciente. Apesar de ser muito falado, o voto consciente não é algo tão simples, e depende de o eleitor estar antenado, sabendo bem quais são as reais necessidades de sua cidade, seu bairro e, nos casos de eleições para governador e presidente da República, sabendo quais são as reais necessidades de seu estado e, por fim, de seu país.

Fazer um voto consciente é fazer um voto livre, sem estar preso a um determinado político ou apenas votar em alguém porque esta pessoa vai lhe fazer algo em troca. No Brasil, existem muitos casos onde as pessoas prometem votos em troca de alimento, em troca de um emprego para alguém da família, em troca de uma benfeitoria em seu bairro entre tantas outras questões.

VOTO CONSCIENTE COMBATE À CORRUPÇÃO

O Brasil é um dos países do mundo que mais sofre com a corrupção. Muitos dizem que todos os políticos são iguais, todavia isso não é verdade. O fato é que muitos políticos não são competentes e, além disso, são corruptos e estão focados em seus próprios interesses, mas isso não quer dizer que não haja bons políticos. E é exatamente por isso que o voto consciente é tão importante no Brasil, pois é a única forma de escolhermos bem os nossos governantes entre tantos candidatos corruptos e incapazes que existem.

VOTO CONSCIENTE SIGNIFICADO

Voto consciente é aquele sobre o qual o cidadão gastou o devido tempo e dedicação para fazer a melhor escolha possível entre os candidatos disponíveis nas eleições. O significado de voto consciente é votar segundo boas informações coletadas sobre os candidatos, é escolher adequadamente um político.

COMO VOTAR CORRETAMENTE

Existem 10 pontos que ajudam a votar corretamente, vamos a eles:

  • Vote segundo a sua própria opinião, não fique ouvido muito o que os outros dizem.
  • Jamais venda o seu voto, ele vale mais do que alguém pode pagar.
  • Conheça as propostas dos seus candidatos.
  • Dedique tempo discutindo com a família e com os amigos as ideias dos candidatos.
  • Investigue bastante para tentar desvendar quais são os reais objetivos dos candidatos.
  • Não vote nas propagandas eleitorais do candidato, vote nas propostas que ele tem e nas ideias que ele divulga.
  • Não deixe que as pesquisas influenciem o seu voto.
  • Tenha consciência de que o seu voto pode mudar o seu bairro, melhorar a sua vida e a de sua família; seu voto mudará o futuro de sua comunidade.
  • Entenda que o voto é um direito que você tem de eleger quem vai governar sua cidade, seu estado e seu país.
  • Vote sempre, seu papel na democracia é muito importante.

IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE

As eleições, nos países democráticos, como é o Brasil, são extremamente importantes. As eleições são um ato de cidadania, é por meio delas que a população faz a escolha daquelas pessoas que vão criar as leis que todos os cidadãos terão de seguir posteriormente. Quando um governante é escolhido de qualquer jeito, sem considerar os aspectos importantes de um voto consciente, a população traz sobre si fardo muito pesado. É fundamental elegermos pessoas que estão verdadeiramente preocupadas em transformar a vida da população um pouco melhor.

A IMPORTÂNCIA DO VOTO RESUMO

A opinião sobre o voto que você vai dar a um político é da mais alta importância. Todo voto consciente é dado tendo como base a formação da nossa opinião. E é por isso que é tão importante seguir alguns passos que certamente vão lhe ajudar a escolher o melhor candidato e vão, ao mesmo tempo, ajudar a todos e se livrar de políticos ruins, maus administradores e corruptos de toda sorte.

É por meio do voto consciente que é possível transformar nossa realidade em algo melhor. Infelizmente muitos ainda não pensam bem na hora de dar o seu voto aos candidatos, parte disso é devido ao nível de escolaridade das pessoas, que não tem os recursos necessários para conseguir as informações necessárias sobre os seus candidatos e acabam votando naquele que lhes ajuda de alguma forma. Muitos ainda vendem o seu voto, colaborando para que pessoas corruptas assumam o poder em muitos municípios e até mesmo na Câmara dos Deputados, no Senado e à frente do Executivo em nosso país na pessoa do Presidente da República.

O voto é a arma para a manutenção da democracia, ou seja, o governo do povo e para o povo. Os candidatos são pessoas comuns, com falhas e qualidades que serão escolhidas para governar a todos. Qualquer pessoa pode ser um político, desde que cumpra com alguns pré-requisitos estipulados pela Constituição Federal. E isso é muito bom, entretanto significa que mesmo aqueles que possuem apenas os próprios interesses em mente podem se candidatar e ser eleitos. E é justamente contra este tipo de pessoa que o voto consciente opera de maneira muito positiva, pois afasta do poder os maus políticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui