04 de Outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.
O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.
“Nessa data relembramos nossas lutas, conquistas e enfrentamentos em prol dos nossos direitos, tenho orgulho de dizer que somos uma categoria unida, e o nosso foco será sempre o mesmo: Continuar lutando por nossos direitos trabalhistas, melhorias nas condições de trabalho e a aprovação do nosso piso salarial, um piso que seja como nós necessitamos e não como o Governo acha que deve ser”.Flor de Lis Presidente do SINDACS/TACS

Parabéns a todos os Agentes Comunitários de Saúde de São Luís e Região Metropolitana.

Deixe uma resposta