Mensagem do SINDACS/TACS ao dia Internacional da mulher

Mulher é mesmo interessante… Mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa! Parabéns, feliz Dia Internacional da Mulher.

08 de Março — Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano, e por mais que se festeje essa data, ainda é pouco para cicatrizar as marcas, as feridas que historicamente  fazem lembrar os embates travados desde o século XVIII até o XX,com avanços progressivos somente nesse século atual.

         Apesar de algumas conquistas, vale ressaltar que a luta da mulher ainda tende a continuar por muitos anos, pois, infelizmente nessa sociedade machista e capitalista a mulher continua sendo  vista como  objeto sexual,de força inferior ao homem, sofrendo  preconceitos e variados tipos de agressões, torturas e conseqüentemente algumas mortes geradas pelo alto índice de violência doméstica.

Neste 08 de março comemorou-se mais um Dia Internacional das Mulheres. Quem conhece a origem da história do dia  o8 de março, sabe que em nada se relaciona com os clichês de flores e bombons que vem tentando transformá-lo em mais um dia de comércio que direciona vendas de produtos para um determinado público, com estímulo à troca de presentes compulsórios. Trata-se, sim, de refletir sobre onde faltam avanços para que se continue a construir a igualdade entre os gêneros. Essa reflexão segundo a  Presidente do SINTRAC/TACS Flor de Lis tem o propósito de fomentar toas as mulheres Agentes Comunitárias de saúde a relembrar que no Brasil, entre os anos 50 e 60 mulheres foram presas e torturadas por participarem de greves por melhores condições de trabalho, essa bandeira continua sendo defendida na atualidade, lembrando que  há também por parte das mulheres uma grande luta   por uma vida livre de violência e pela igualdade de direitos e oportunidades

“Queremos hoje comemorar essa data não apenas pelas conquistas sociais, políticas e econômicas, mas, agradecer ao Senhor pela força que tem nos dado como Agentes Comunitários de saúde para continuarmos motivadas na busca dos nossos direitos, os quais com sabedoria, confiança em Deus e pela força do diálogo temos gradativamente alcançado vitórias em quase todas as nossas reivindicações perante o Poder Público Municipal e recentemente mais uma causa ganha no Governo estadual, isso prova que quando a luta é feita com a união de todos não há derrota e nem espaço para conflitos, apenas confronto de idéias. Nosso desejo é que todas nós mulheres sejamos tratadas com respeito e carinho e que aquilo que já conquistamos na sociedade não nos seja negado”Flor de Lis-Presidente do SINDACS/TACS

Veja a programação para homenagear as Agentes comunitárias de saúde de São Luis a ser realizada a partir da 15hs dessa sexta-feira (09),no auditório  FETIEMA.

         Palestra sobre trabalho e Reforma trabalhista e imposto sindica;

Feminicismo e violência contra a mulher;

Entrega dos certificados do curso introdutório realizado em 2001

         Palestra sobre imposto sindical

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *