DIA de formação DOS ACS: Agentes e Técnicos Comunitários de Saúde de São Luis Participam do Curso Básico de Formação Sindical.

Com o propósito de ampliar o nível de conhecimento vários Agentes Comunitários de Saúde de São Luis  filiados ao SINDACS/TACS participaram na manhã de sexta-feira (10/08), no auditório da CTB,  do Curso Básico de Formação sindical.

         Segundo a direção do SINDACS/TACS, O Curso Básico de Formação Sindical tem como objetivo estimular a importância da militância sindical, apontar o papel dos sindicatos na construção da consciência de classe e discutir o fortalecimento das bases sociais da democracia.

         O curso foi ministrado por Benedita Costa-Vice-presidente da CTB, Valdir Castro – secretário de Formação Política da CTB e Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos, e   Professor Júlio Guterres, O curso iniciou as  às 09OOh da manhã prosseguindo até 17:00h. Para facilitar a compreensão de todos os presentes, o  curso foi dividido em três etapas:

            Durante o curso os professores discorreram sobre a divisão da sociedade em classes, as lutas entre explorados e exploradores , o berço do Capitalismo, Sindicatos clandestinos, o papel dos sindicatos, a COB  e os Anarquistas ,a era Vargas e o Sindicalismo de Estado  (1930 -1945), legalidade e repressão (1945-1950), ditadura milirar e os sindicatos ,o renascimento sindical , concepções sindicais, tradeunionismo-“Sindicalismo de negócios”,Anarquismo, sindicalismo cristão, teologia da libertação.

Para a Presidente do SINDACS/TACS, Flor de Lis, os assuntos tratados no curso foram oportunos e necessários, retrata o momento de crise que vive a política brasileira e como os movimentos sindicais têm se posicionado diante de fatos relevantes para o país e de suas próprias atividades centralizadas. “Tenho certeza que com esse aprendizado  entender o que significa fazer parte de um movimento que é fundamental para a luta por melhores condições de trabalho, salário e dignidade”, destacou.

                 “Domínio do assunto, habilidade de expressão, entendimento de militância e conhecimento profundo sobre sindicalismo e sua real essência e razão de existir, são peças fundamentais para a boa atuação de um sindicalista, é esse entendimento que o sindicato espera obter dos seus  sócios, pois   não há como aceitar um sindicalista sem formação e capacitação dentro de suas atribuições como militante, O curso foi só um mecanismo para preparar o sindicato ainda mais para o confronto com o Poder Executivo Estadual, Federal e Municipal, na luta pelos nossos direitos, de modo particular o nosso piso salarial”. Finalizou Jucineide Santos Vice-Presidente do SINDACS/TACS

 

A imagem pode conter: 17 pessoas, incluindo Rosinete Carmelita, Fátima Siqueira, Edna Pinheiro, Jose Morais Moraes Ribamar e Eroneide Silva de Lima, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e listras

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Fátima Siqueira, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Eroneide Silva de Lima, pessoas sentadas

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta