Profissionais importantes na promoção da Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACACS Erasmo SalomãoS) e os Agentes de Combate à Endemias (ACE) têm o piso salarial reajustado. O valor transferido pelo Ministério da Saúde para os estados e municípios passou para R$ 1.250, por profissional. Um pleito antigo da categoria.

Em encontro com os representantes das duas categorias, nesta quarta-feira (20), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou o papel desses profissionais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS está precisando muito, neste momento, reformar a atenção básica. Nós estamos com epidemia, em algumas cidades, de dengue e zika, nós temos a entrada do sarampo, baixa vacinação. É preciso, neste momento, todo mundo dar as mãos. Vamos reorganizar o sistema de saúde, partindo da atenção primária”, ressaltou Mandetta.

Categoria comemora reajuste salarial

A vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Marivalda Araújo, afirmou que a categoria comemora o reajuste e o diálogo aberto com a pasta. Segundo ela, o que for preciso para melhorar o atendimento à população será feito. Confira entrevista concedida ao Blog da Saúde.

Fonte:http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/53766-agentes-de-saude-e-de-endemias-recebem-reajuste-salarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui