SINTRACEMA prossegue proporcionando capacitação Técnica aos Agentes de Combate às Endemias de São Luis

Segundo informações do Presidente do SINTRACEMA Bernardo Medeiros, o Curso teve sua aula inaugural na tarde de segunda-feira (17/09/18), no Auditório do Instituto Florence, centro de São Luis. “Nosso propósito é capacitar  150 ACE, onde todos terão  aulas teóricas, práticas e apresentação de trabalhos, e assim atingir o objetivo geral que é o fortalecimento da   Atenção Primaria em saúde por meio dessa nova modalidade de conhecimentos ,  conseqüentemente, garantir mais qualidade ao serviço oferecido à população”.Comentou Bernardo Medeiros

A capacitação está sendo realizado na sede do SINTRACEMA, a mesma  promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SPLAN), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) e atende a uma demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

“O agente é o profissional mais importante para o controle de endemias, e é indispensável que ele esteja permanentemente atualizado e com informações que ajudem sua prática cotidiana e tenham como resultado o efetivo controle das arboviroses, que é um dos nossos grandes desafios”, disse o secretário de Saúde, Lula Fylho.

Com a qualificação, os Agentes Comunitários de Endemias aprimorarão sua formação para atuarem no Sistema Único de Saúde, a partir de conhecimentos das normas e instrumentos essenciais à sua atuação cotidiana, no controle ambiental de riscos e danos à saúde e a responsabilidade no desempenho de função pública.

Para o secretário de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, o treinamento tem grande importância. “É um momento em que a EGGEM está cumprindo a sua missão. Por orientação do prefeito Edivaldo, trabalhamos para atender e formar nossos servidores e prestar um serviço cada vez melhor à população”, afirmou o secretário.

Segundo a diretora da EGGEM, Maria Eugênia Salles Branco de Almeida, o investimento na capacitação dos servidores é uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo. ”O objetivo das capacitações, além de valorizar o próprio servidor, é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população pela Prefeitura de São Luís. A Escola de Governo dá ao servidor a oportunidade de crescimento profissional e pessoal com ensino de qualidade e atendimento diferenciado

Os participantes estão distribuídos em três turmas, com as seguintes temáticas: ACE, um agente de mudança; Fundamentação legal do trabalho do ACE; Conhecendo o SUS; Ética no trabalho do ACE; Trabalho em equipe; Comunicação; Visita domiciliar; Técnicas de entrevista; Conhecendo a comunidade através dos mapas; Conhecendo áreas de risco e ACE como agente de promoção e prevenção.

 A capacitação tem carga horária total de 40 horas, sendo 20 horas teóricas; 16 horas de aula pratica; e quatro horas de apresentação dos trabalhos, que serão realizadas no encerramento do curso, dia 26 de outubro.

Além do secretário municipal de Planejamento, José Cursino Moreira, da diretora da Escola de Governo, Maria Eugênia Branco, do Presidente do SINTRACEMA Bernardo Medeiros (Com sua diretoria) e do secretário municipal de Saude, Lula Fylho, estavam presentes à aula inaugural a equipe técnica da EGGEM e a equipe técnica da SEMUS.

Período de realização da 1º Turma-18 a 21 de setembro de 2018;

Período de realização da 2ª Turma-24 a 27 de setembro de 2018;

Período de realização da 3ª Turma-01 a 04 de outubro  de 2018;

Carga Horária por turma:20 horas.

Total 60 horas

Facilitadores:

Marília Costa da Trindade

Marcos Vinícius Serrão

Sérgio

Janete

Encerramento: 26 de outubro de 2018-09-26

Fotos da Primeira Turma

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

 

Fotos da segunda turam

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Marcos Araujo, Irlene Santos Sousa e Celma Ribeiro, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Arres Gloria Ely, pessoas sentadas e área interna

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Marcos Araujo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Professores Marcos Vinícios e Marília Costa

 

Deixe uma resposta