Na manhã desta quarta feira (23) na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, aconteceu a Assembleia Geral para aprovação do Estatuto Social, eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Aquicultores do Município do Paço do Lumiar – AQUIPESCA.

Secretário Raimundo João

“A pedido do Prefeito Domingos Dutra a SEMAPA vem fazendo um importante trabalho de extensão rural, desenvolvendo ação de fortalecimento das organizações associativas, essa ação consiste na revitalização, formação/gestão e constituição de novas organizações sociais, o fruto desse trabalho consolidou-se Hoje com a consolidação da constituição da AQUIPESCA, uma grande conquista para este município”. Informou Raimundo João-Secretário da SEMAPA

A aquicultura e pesca são atividades muito presentes na ilha, especialmente no Paço do Lumiar, pois possui grande representação na geração de emprego e renda. Ocorre que, após trabalho de ATER junto a esse público, percebeu-se uma grande fragilidade na organização da cadeia produtiva, onde o individualismo se apresenta como o maior gargalo, pois expõe tal público à vulnerabilidade de mercado, tanto da porteira para fora, como do contrário.

A SEMAPA, por meio setor de fortalecimento das organizações associativas, coordenado pelo extensionista Pedro Pascoal tem feito o papel de articular, mobilizar, capacitar e acompanhar todo o processo que envolve a estruturação e reestruturação dessas organizações.

A participação da administração pública municipal de Paço do Lumiar tem sido de grande importância, pois vem provocando tais inciativas, como discutir e mobilizar o público da aquicultura, no sentido de fortalecer as atividades, consequentemente, possibilitar o dinamismo econômico local. Destaca-se nesse papel, especialmente, o Secretário de Agricultura de Paço do Lumiar, Dr. Raimundo João, a quem o público fez questão de, publicamente, louvar a sua atuação neste sentido.

Agora, após a eleição da Diretoria da Associação, será iniciado o próximo passo, a formalização jurídica. Ao todo, vinte (28) sócios fundadores compõem a AQUIPESCA, número expoente de produtores, alguns em nível de profissionalização avançado, outros em inicio. Importante destacar a necessidade da organização e, especialmente, a importância para o fortalecimento da cadeia produtiva e sua fixação, de forma clara e sustentável, nos mercados de comercialização dos produtos e sub produtos advindos da aquicultura.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e atividades ao ar livre

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui