O Programa Escola Digna, por meio do Pacto pela Aprendizagem, tem ajudado a alfabetizar crianças em todo o território maranhense. Durante reunião técnica, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, recebeu das mãos dos representantes da Associação Bem Comum, balanço com os resultados das ações do Pacto, em 2023, com foco na alfabetização e alinhou ações para o próximo ano.
“O presidente Lula e o governador Carlos Brandão têm como prioridade a educação e a nossa intenção é alfabetizar no Maranhão todas as crianças na idade entre seis e oito anos. Hoje avaliamos os resultados deste período de 2023, planejamos as ações para 2024, e vamos tratar a partir de agora com os prefeitos sobre o assunto referente ao ICMS Educacional, como foco na alfabetização de nossas crianças. É o Maranhão e o Brasil cuidando do futuro das nossas crianças”, destacou Felipe Camarão.
Entre as diversas ações realizadas pelo Governo do Maranhão em 2023, com foco no fortalecimento da alfabetização, estão o Seminário Nacional pela Alfabetização, elaboração do material didático autoral, em parceria com a Associação Nova Escola, ciclos formativos, Comitê Estadual do Compromisso Nacional, Prêmio Escola Digna e Selo Prefeito, repactuação com municípios, eixo de Gestão e Apoio Municipal, coordenação Municipal da Alfabetização, entre outras ações.
As ações do Pacto pela Aprendizagem tiveram alcance significativo no Maranhão e ajudaram na formação de Articuladores Pedagógicos Estaduais e Municipais, professores e gestores escolares do Ciclo de Alfabetização. Somente no primeiro módulo, o Ciclo Formativo Estadual e Municipal envolveu 216 municípios, alcançando 13.116 professores; 2.374 coordenadores; 4.797 gestores escolares, e 5.382 instituições escolares.
O segundo módulo, com participação de 216 municípios, envolveu 13.384 professores; 2.195 coordenadores; 4.640 gestores escolares, e 5.344 escolas. Já o terceiro e último módulo dessa ação, contou com a participação de 107 municípios e envolveu 6.309 professores; 946 coordenadores; 2.213 gestores escolares e 2.372 instituições escolares.
Além disso, as ações do governo também ajudaram a formar cerca de 50 articuladores Pedagógicos Regionais e 534 articuladores Pedagógicos Municipais da Alfabetização. As ações continuaram com a premiação de 117 prefeitos no I Selo Prefeito, além de diversas escolas premiadas, por meio do Prêmio Escola Digna.
“Hoje, avaliamos a alfabetização de nossas crianças, em parceria com as redes municipais. O Maranhão vem avançando na fluência leitora de cada menino e cada menina em todo o Maranhão. Nós também refletimos sobre os desafios para os próximos anos que serão tratados junto às secretarias municipais de educação. Cada município, cada prefeito e cada secretário pode contar com o Governador do Estado, e seguiremos firmes, juntos com o Pacto pela Aprendizagem, pela educação pública de qualidade no Maranhão”, ressaltou a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra.
As ações para melhorar a educação das crianças maranhenses seguirão a todo vapor em 2024, com foco em Eixo de Gestão e Apoio Municipal; Assessoria Técnica da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC); ciclos formativos, material autoral elaborado, Plano de Comunicação para o Engajamento; Seminários Regionalizados de Boas Práticas; Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e muito mais.
“É com grande felicidade que a gente encerra essa tarde de diálogo, olhando para todos os avanços que tivemos até agora, mas principalmente olhando para todas as ações que serão desenvolvidas em 2024, fortalecendo cada vez mais esse foco importante na alfabetização de todas as crianças na idade certa”, expressou Hernita Carmem, da Associação Bem Comum.
Fonte: Seduc