Estudantes da Escola Indígena JUMU ÉHA RENDA KATU TÉ encerram o Primeiro encontro do projeto Pedagogia da Alternância de 2024 com apresentação de eletivas.

Encerrou nessa noite de quinta-feira (01/08/24) o primeiro encontro do Projeto pedagogia da Alternância de 2024 da Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Turizinho, TI Alto Turiaçu – Zé Doca/MA. Foram vinte dias de aula em tempo integral, modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA, distribuídos nas seguintes turmas: 3º e 4° ano; 5° e 6º ano; 7° e 8º Ano; 1° e 2° ano, somando um total de quarenta e sete alunos, advindos das seguintes aldeias: Xiephu renda, Parakui renda, Turizinho,  ywera, Bacurizeiro, Tawaxirenda, Tukumã, Zé  Gurupi, Kamuxi renda ,Piquizeiros, Inaja ty  renda, Wassai renda, Axinguirenda e Cocal (Aldeia Guaja).

Como de praxe, todos os professores chegaram na TI  Turizinho no sábado (13) e no domingo (14) participaram de uma pequena reunião onde fora tratado assuntos pertinentes às atividades que seriam desenvolvidas durante o período de estudo. Conforme decisão da coordenação pedagógica, a acolhida dos alunos foi realizada através de uma gincana, tendo como resultado algumas premiações para as equipes vencedoras. Ainda dentro do plano pedagógico, os professores   iniciaram as aulas na terça-feira (15), com a responsabilidade de organizarem suas eletivas, as mesmas distribuídas com os seguintes temas: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE ,envolvendo as disciplinas de – Química, Geografia, Matemática, Técnico Agrícola ; SAÚDE  E BEM-ESTAR COMUNITÁRIO,  organizada pelos professores  Layana, Putyr e Turuwe ;DIREITOS INDÍGENAS E CIDADANIA -coordenado pelos professores Correia (Filosofia e Direitos indígenas, Iorlam ( História) , Lusiângela (Sociologia), Layane Souza ( Português) .As eletivas abordaram os seguintes projetos: Preservação ambiental, estudos sobre a biodiversidade local, práticas agrícolas sustentáveis, relação tradicional da comunidade cm a natureza e nutrição tradicional, estudos de casos sobre a demarcação de terras, participação em projetos de cidadania e política, e elaboração de pequenas cartilhas sobre direitos e deveres em forma de (rimas, poemas e etc).

Paralelo às programações da escola, nos dia 20 e 21 foi realizado uma Assembleia Geral , convocada pela direção da Associação Ka’apor Ta Hury do Rio Gurupi, com base no Art. 15,parágrafo único, do Estatuto vigente, onde teve como objetivo a eleição da Nova Diretoria para o mandato de 02 de agosto de 2024 a 02 de agosto de 2028; Prestação das contas do TCC Ano VII. Na ocasião foi eleito como novo Presidente o indígena Raimundo Lima Tembé Filho, com ele a composição dos demais diretores administrativos e conselho fiscal. Após a posse da nova diretoria, o Cacique Iracadju apresentou um balanço de todos os projetos realizados em sua administração, tendo como menina dos olhos a pedagogia da Alternância, fez referência às instituições WWF ,Fundo casa, PPP-Ecos e USAID provedora dos referidos projetos.

Seguindo a mesma linha de pensamento do Cacique iracadju, a Gestora da escola Rosilene Tembé enfatizou as informações relatadas e se comprometeu em continuar ombreando ao lado do cacique iracadju para que a educação nas aldeias continuem sendo prioridade, para isso conta com o total apoio da nova diretoria da Associação.

Além da fala do novo Presidente Raimundo Lima Tembé Filho, a juventude Ka’apor questionou a inércia do Estado, quanto ao desinteresse em construir uma escola na Aldeia Turizinho, disseram que por várias a associação solicitou a construção da mesma, mas infelizmente ainda não foram atendidos.

A semana na Aldeia  de fato foi bastante movimentada, alunos e professores se envolveram nas atividades do Projeto pedagogia da Alternância e com êxito todos os estudantes apresentaram na manhã de quinta-feira  (01),  suas respectivas , momento impar   na vida dos discentes, esses aos poucos estão entendendo a importância de serem protagonistas da sua própria história , gradativamente estão  deixando de lado a timidez e o medo de se expor em público , valeu o esforço e o tempo dedicado às pesquisas realizadas durante os vinte dias de aula, a culminância foi perfeita , uma  demonstração de que aos poucos estão alcançando excelência no nível de aprendizagem.

veja abaixo todas as fotos

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