Estudantes Indígenas Ka’apor encerram mais uma jornada de estudo do Projeto Pedagogia da Alternância na Aldeia Turizinho.

Na noite da primeira terça-feira do ano ( 03 ), encerrou-se  a última etapa de estudo do Projeto pedagogia da Alternância na Aldeia Turizinho, ao todo foram realizados três Encontros em 2024, sendo esses nas seguintes datas: A Primeira iniciou no dia dezoito de março, finalizando em seis de abril, a segunda, aconteceu de forma diferente, os professores chegaram na Aldeia no  sábado treze de julho, com o tempo para a reunião pedagógica e em seguida , na data do dia quinze todos  iniciou-se  as aulas, finalizando-as  em primeiro de  agosto  de 2024.

Seguindo o calendário Ka’apor, na  Terceira e última etapa do Projeto Pedagogia da Alternância, os professores chegaram na Aldeia no domingo dezessete de novembro do referido ano, tendo as aulas iniciado no dia dezoito do mês corrente, com a presença de dezesseis estudantes na alfabetização, dezesseis no EJA fundamental(5º e 6º ano e trinta e quatro no EJA Médio (7º 8º/1º e 2º Ano), desses trinta  e quatro matriculados no EJA Médio, apenas vinte e oito alunos compareceram, os demais tiveram suas faltas justificadas em razão de estarem a serviço dos guardiões da floresta na operação do controle das queimadas, essas têm se  agravado na floresta desde o início do mês de setembro, se estendendo até o momento atual, tal situação  está trazendo grande preocupação para os parentes, motivo pelo qual essa última alternância teve de ser encerada antes do prazo estipulado.

Por determinação do Cacique Iracaju Ka’apor, as aulas encerraram na terça-feira (03) com uma vasta programação na Ramada, todas voltadas para a história da escravidão dos negros no Brasil. Para relembrar essa triste história, os estudantes apresentaram um lindo desfile com vestes a caráter, e para contestar os males causados pela escravidão, foi apresentado um jogral inspirado na música da pastoral da juventude intitulada “Negro Nagô”, o jogral teve como propósito mostrar o que os Europeus fizeram de ruim em desfavor dos Negros e indígenas.

Na programação de enceramento, aconteceu ainda distribuição de brinquedos para as crianças, amigo oculto entre professores e troca de presentes, teve também uma linda surpresa em homenagem ao aniversário de dezesseis anos do estudante WeWue filho mais novo do Cacique Iracadju ka’apor. A homenagem foi justa, ele realmente merece, essa foi a melhor forma de parabeniza-lo, não só por conta do aniversário, é também o reconhecimento do seu empenho e compromisso para com os estudos e a obediência aos seus pais.

Concomitantemente às programações de e encerramento das aulas, outros estudantes estavam na linha de frente do combate ao incêndio. Segundo informações do líder dos Guardiões, o indígena Xuxure Ka’apor as queimadas iniciaram no dia 20 de setembro na Aldeia Xiepehu Renda, depois, já no dia 10 de outubro começam os focos de queimadas na Aldeia Zé Gurupi, se alastrando para as Aldeias Axinguerenda, Gurupiuna, Capitão Mirá  e Bacurizeiro.

Essa é a realidade que todos os professores presenciaram durante suas aulas da Terceira Alternância de 2024.

veja as fotos com os melhores momentos:

https://photos.app.goo.gl/XZRZ2wH77ingZc3A8

https://photos.app.goo.gl/goMTNuzR8iBxfiUr5

 

https://photos.app.goo.gl/sNrHnifapyMaJhKp9

https://photos.app.goo.gl/goMTNuzR8iBxfiUr5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×