A Convite das lideranças Ka’apor, o vereador Bio Moraes (PL), participou na manhã de terça-feira (14), na Ramada da Aldeia Turizinho de uma reunião onde fora discutido vários assuntos de interesse dos indígenas, na ocasião se fizeram presentes os caciques responsáveis pelas dezoito Aldeias da região Alto Turi, contou-se também com presença da senhora Rosilene Tembé, líder das mulheres e esposa do Cacique Geral Iracadju Ka’apor, a juventude fora representada por sua liderança Iwãtarixã Ka’apor e Djamoi, somando ainda com a participação dos Guardiões da floresta, alunos, professores e diretores da Associação Ka’apor Ta Hury,
Não diferente das demais reuniões políticas, o vereador ouviu por parte das lideranças, suas queixas, reclamações e solicitações de serviços, dentre essas, algumas foram colocadas pela liderança indígena Geraldo Ka’apor, diretor financeiro da Associação, o mesmo, durante sua fala ressaltou a importância dos parentes terem um representante no Legislativo municipal, elogiou o vereador por ser o primeiro a visitar a Aldeia, diferente de outros políticos que só procuram seus eleitores em tempo de campanha. Geraldo Ka’apor, apesar do seu belo discurso, não firmou compromisso com o parlamentar, antes haverá diálogo com lideranças e a comunidade, pois tudo na Aldeia se discute antes de qualquer decisão.
Apesar de ainda não haver fechamento de compromissos, Geraldo Ka’apor apresentou algumas demandas, dessas, a de mais prioridade refere-se à saúde. De forma justa fez elogios à Prefeita Josinha. “Vários Prefeitos já passaram por Zé Doca, mas somente a Prefeita Josinha está trabalhando de verdade, Zé Doca está mudando, antes havia muitos buracos, dificuldades para chegar à Aldeia, estrada ruim, agora está melhorando”. Afirmou.
Na mesma pauta sobre saúde, Iracadju Ka’apor, Cacique da Aldeia Turizinho disse que a contratação dos profissionais de saúde pela SESAI é totalmente limitada, e que isso tem se tornado um grave problema nas Aldeias, disse ao vereador Bio Moraes, que só há um técnico no polo , questões graves tem que levar para o hospital em Zé Doca.
“Nós indígenas Ka’apor gostaríamos de fazer uma parceria com o Município, a proposta seria a contratação de um ou dois técnicos de enfermagem, quem sabe um enfermeiro para atender nossa demanda, no mesmo acordo, o Município contrataria também um parente como interprete, esse ajudaria nos momentos das consultas, essa mesma solicitação já fora feita também à SESAI, infelizmente nenhuma resposta até o momento”. Destacou Iracadju. O Cacique completou sua fala dizendo que uma vez feita a parceria, os acordos políticos ficariam mais viáveis.
Apesar do vereador Bio Moraes, no momento da reunião não se comportar como pré-candidato e nem pedir voto para a comunidade indígena, se comprometeu em conversar com a Prefeita Josinha, no sentido de atender as solicitações.
Representado a Juventude, o líder Djamoi Ka’apor apresentou como demanda a necessidade de melhoria nas estradas que dão acesso às Aldeias, muitas encontram-se intrafegáveis, segundo o parlamentar, no momento seria impossível atender tal pedido, necessitaria antes fazer um projeto e encaminhar ao Executivo Municipal e aguardar o recurso para a execução, que poderá sair em até dois anos. “Para esse ano fazer estrada está totalmente inviável, todavia quero me comprometer em solicitar à Prefeita Josinha que faça melhoramento nessas estradas, que seria apenas raspagens, um trabalho apenas paliativo”. Afirmou.
De forma democrática, o também líder da Juventude Iwãtarixã Ka’apor, disse que os parentes não se envolvem com política, entretanto, havendo benefícios para as aldeias nas questões de saúde, infraestrutura e e educação, a história muda, nesses casos é possível fazer parceria e caso haja consenso de todos, o compromisso político será firmado.
Em observância à fala do jovem Iwãtarixã Ka’apor, a coordenadora administrativa e assessora de projetos da Associação Ka’apor Ta Hury do Rio Gurupi, Hildilene Ribeiro, acrescentou que enquanto entidade, não envolvimento com política partidária, entretanto, entende a necessidade de debater e resolver as necessidades da comunidade indígena, para tanto, é importante participar dos debates políticos.
“Estamos sempre buscando o que é melhor para a comunidade, todavia temos a consciência que para termos acesso aos benefícios públicos, iremos sempre precisar de algum parlamentar, nosso desejo no momento é continuarmos unidos, participar com o vereador e a Prefeita Josinha da inauguração da estrada e buscarmos também apoio de um deputado estadual e federal”. Dissi Hildilene Ribeiro, relatou ainda que dando tudo certo em relação às parcerias, as Aldeias pertencentes aos Municípios de Araganã, Nova Olinda, Maranhãozinho e Centro Novo também serão beneficiadas.
BIO MORAES
Demonstrando ser um bom parlamentar e ter boas habilidades na Política, o vereador Bio Moraes, relatou suas causas defendidas na Tribuna do Parlamento da câmara, o orgulho de ter sido eleito com a força da juventude em Zé Doca, como chegou ao seu segundo mandato e a certeza que a parceria com as comunidades indígenas poderá, se possível for, lhe render um terceiro mandato.
“Nessa reunião eu percebi o desejo de vocês sobre a necessidade de uma conversa com os deputados estadual e federal, vou intermediar essa aproximação, para esse primeiro passo, convido a todos a participarem da inauguração da estrada que está em fase de conclusão, lá, na presença da Prefeita iniciaremos essa conversa”. Confirmou Bio Moraes .