Na terça-feira (13), alunos do 8º e 9º ano da UEB Bandeira Tribuzzi, tiveram uma aula de como combater a violência contra a meninas e mulheres em paço do lumiar. O momento de palestra e conversas com este público, foi proporcionado pela Gestão Municipal, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres da SEMDHU — Secretaria de Direitos Humanos e recebeu o apoio da pasta da Educação (SEMEDE).
A ação integrou o quadro de programação instituído para marcar a Campanha Agosto Lilás, que acontece em Paço do Lumiar e é desenvolvida por equipes da SEMDHU. Ela fomentou nos alunos e alunas presentes, o debate sobre quando começa o direito do outro e termina o seu, e também de que a palavra e voz das mulheres e meninas adolescentes é determinante para barrar ou evitar alguns tipos de violência, ainda que sejam praticadas de forma implícitas ou subliminarmente.
“A intenção é despertar nestes meninos e meninas, futuros homens e mulheres, a importância de denunciar e não se calar diante disto. Além disso, deixá-los cientes sobre os tipos de violência ao mesmo tempo, em que conhecem os canais de denúncia, redes de ajuda e proteção disponível no município”, sintetizou. Taína Marques – coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres/SEMDHU.
A programação da Camapanha foi iniciada hoje e vai até o dia 28 deste mês. Além de palestras em escolas da Rede Pública de Ensino, vai contar com blitz educativa na av. 13 do Maiobão e ainda um grande aulão de zumba, na Pça. da Família.w
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.
A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.