Aldeia Turizinho: Projeto Pedagogia da Alternância e a interdisciplinaridade como proposta para a semana da Consciência Negra

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco nacional

na luta contra o racismo e a desigualdade racial.

A data nos lembra a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade – inclusive na escola.

O que é celebrado no Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é celebrado na data da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um dos grandes líderes quilombolas do país e teve um papel fundamental na luta e na resistência contra o sistema escravagista da época.

 A data em comemoração à Consciência Negra foi estabelecida em 2003 e passou a fazer parte do calendário escolar nesse mesmo ano – pouco antes da resolução que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em 2004.

 Com base nessas resoluções, tornou-se obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – e temas como “o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional” passaram a integrar os currículos das escolas brasileiras, “resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.” (Lei 10.639. Art.26-A)

 Em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente essa data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, mais tarde, possibilitou a abertura de espaços para que se falasse em existir um Mês da Consciência Negra, que tinha como principal objetivo propor uma importante e necessária reflexão sobre as causas históricas e a superação da desigualdade racial no país.

 Você sabe o que é consciência negra?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentam a seguinte definição sobre consciência negra:

 “Pedagogias de combate ao racismo e a discriminações elaboradas com o objetivo de educação das relações étnico/raciais positivas têm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra.

 Entre os negros, poderão oferecer conhecimentos e segurança para orgulharem-se da sua origem africana; para os brancos, poderão permitir que identifiquem as influências, a contribuição, a participação e a importância da história e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionar com as outras pessoas, notadamente as negras.

 Também farão parte de um processo de reconhecimento, por parte do Estado, da sociedade e da escola, da dívida social que têm em relação ao segmento negro da população, possibilitando uma tomada de posição explícita contra o racismo e a discriminação racial e a construção de ações afirmativas nos diferentes níveis de ensino da educação brasileira.”

 DIRETRIZES Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: Acesso em: 19 nov. 2019.

 As DCN e as leis que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira também são referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros ao longo da Educação Básica.

 Agora que você já sabe da necessidade e da importância de desenvolver e de abordar a cultura afro-brasileira, o racismo e a discriminação racial nas escolas, vamos mostrar algumas possibilidades para trabalhar o tema em sala de aula e em diferentes níveis educacionais. Vamos lá?

 Dia da Consciência Negra: Como abordar o tema na escolaComo abordar o Dia da Consciência Negra na escola?

As propostas para abordar o Dia da Consciência Negra na escola podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, integrando diferentes componentes curriculares em uma temática central. A seguir, trouxemos alguns exemplos para trabalhar essa data em diversas disciplinas e etapas de ensino.

 Dia da Consciência negra: Língua Portuguesa

Propostas de produção de textos sobre a questão racial com base em diferentes gêneros literários, como biografia, dissertação, vlog etc.

 

Literatura

Leitura e debate sobre produções de autores negros, o contexto histórico e social de suas produções literárias e implicações atuais sobre o tema.

 

Arte

Formas de arte, cultura e expressão características dos povos africanos, contextos sociais que moldaram a produção cultural da população negra no Brasil e suas expressões artísticas mais atuais (como o rap e o hip-hop).

 

Dia da Consciência negra: em Ciências

Corpo humano, características pessoais, identidade, reconhecimento e respeito às diferenças.

 

Geografia

O continente africano e suas particularidades, migrações humanas, miscigenação, aspectos demográficos e sociais da população brasileira.

 

História

Contextos e acontecimentos históricos que culminaram no período de escravidão dos povos africanos e na sua migração para o continente americano, o surgimento das comunidades quilombolas, o contexto da abolição da escravatura e a implementação do Dia da Consciência Negra, bem como de outras datas de significado histórico e político para a população negra.

FILOSOFIA

No contexto filosófico pode como proposta desenvolver atividades didáticas discorrendo sobre o tema “Filosofia e Consciência Negra”: desconstruindo o racismo pautado lei nº 10.639/2003 ,pode se envolver ainda o estudos das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” , pontuando a  obra “Ensino de Filosofia e a lei 10.639”, de Renato Nogueira.

Com todas essas fontes de inspiração, é possível, além dos temas propostos, trabalhar com várias vertentes, tendo como as mais importantes para o momento as seguintes:

  1. a) investigação sobre a construção histórica do racismo científico nos séculos XIX e XX no Brasil e no mundo;

  2. b) apresentação de algumas expressões das filosofias africana e latino-americana dos séculos XX e XXI,    principalmente Frantz Fanon, Mogobe Ramose, o Afroperspectivismo e a Filosofia da Ancestralidade.

Dia da Consciência negra: Sociologia

A desigualdade histórica e a marginalização dos negros no Brasil, bem como seus efeitos nas relações modernas de trabalho e o acesso a direitos básicos universais, como saúde e educação.

Matemática

Dados socioeconômicos que retratam as desigualdades históricas que atingem a população negra no país, como acesso ao mercado de trabalho formal.

Consciência Negra na Educação Infantil

Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira.

A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.

Também vale lembrar: os temas podem – e devem – ser trabalhados não apenas no Dia da Consciência Negra, mas durante todo o ano escolar.

FICA AÍ A DICA!

FILOSOFIA E CONSCIENCIA NEGRA

 Racismo Científico no Brasil e no Mundo) faz uma investigação através da história das ideias. Apresenta e analisa o surgimento de algumas das principais teorias racistas contra os negros e os africanos durante os séculos XIX e XX. Mostra como essas teorias surgidas na Europa influenciaram o pensamento e as políticas públicas no Brasil. Todo esse histórico serve para começar a compreender um pouco sobre as relações étnico-raciais em nosso país e no mundo.

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Filosofias Africana e Latino-americana) permite um contato inicial com expressões filosóficas contemporâneas elaboradas em solo africano e latino-americano, com destaque para as produções brasileiras. Apresenta filósofos e filósofas ainda pouco divulgados no país e nos livros didáticos de filosofia. Possibilita o contato com textos de autores fundamentais para as lutas de libertação nos países de África e da América Latina e conhecer um pouco das pesquisas recentes em filosofia nas universidades nacionais.

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O que é raça?”, contém sinopse e ficha técnica do filme “Pele negra, máscara branca”, mapas conceituais, textos sobre raça, racismo e censo demográfico, boxes informativos, glossário.

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De onde vem o racismo?” contém sinopse do filme “Racismo: uma história”, comentário sobre o filme, textos sobre história da África, racismo científico e eugenia, glossário, texto filosófico.

https://aa2fbad7-c13d-4f62-a76e-b02a31a51368.filesusr.com/ugd/8c4916_5c4fbd57909146f0bf824730b9e3ea45.pdf

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