Os candidatos a vereador do Coletivo Raça 11011 serão a grande surpresa nas eleições do dia seis de outubro de 2024, todos têm em comum o compromisso de defender a negritude, movimento antirracista, crianças e adolescentes, juventude, mulheres, a pessoa idosa, a população das periferias, entre outas. Esses candidatos são conhecidos na cidade como pessoas de luta dentro das suas respectivas periferias, dentre esses, pontua-se como grande liderança e militante dos movimentos sociais e comunitária a jovem Antonieta lago, ela é co-fundadora da União de moradores do Sol e Mar e escola comunitária Criança Esperança, professora graduada em história e pedagogia , especialista em promoção da Igualdade Racial no Ambiente escolar e mestre em Educação pela UFMA. Antonieta exerceu também o cargo de Secretária Adjunta de Estado da mulher.
Faz parte do pensamento de Antonieta, assim como dos demais candidatos do C.R 1011, perseverar na luta contra os estereótipos, que tem como base aqueles preconceitos que muitas vezes não refletem a diversidade e complexidade da realidade, por exemplo os estereótipos de gênero que são baseados na diferenciação entre masculino e feminino. Eles envolvem a atribuição de características e papéis específicos com base no sexo, como associar a cor azul aos meninos e a cor rosa às meninas. Esses estereótipos limitam a liberdade individual e podem promover a discriminação e o sexismo. Somado a esse, Antonieta traz ainda à reflexão estereótipos étnicos e culturais,que estão relacionados às raças, etnias e culturas. Eles envolvem generalizações injustas, como a associação de certas características negativas a determinados grupos étnicos. Esses estereótipos perpetuam preconceitos e podem levar a discriminação racial e étnica.
Como professora e futura vereadora, Antonieta Lago lutará também pela inclusão, por uma sociedade mais justa , inclusiva e igualitária. Seu olhar estará também voltado para a aplicabilidade dos Direitos Humanos das mulheres , tendo como prioridade O Direito à vida, Direito à liberdade e segurança pessoal, Direito à igualdade , Direito à informação e educação, fora isso, como militante e futura vereadora de São Luís, Antonieta Lago continuará lutando contra todo e qualquer tipo de discriminação.
“O processo de conquista dos direitos humanos das mulheres é uma jornada marcada por lutas históricas e continuas, diariamente enfrentamos desafios que exigem ações e reflexões para possibilitar mudanças de mentalidades e comportamentos ainda arraigados na sociedade”.
Na luta contra a desigualdade, a candidata fala com revolta que mesmo com a quebra de alguns paradoxos, ainda se enfrenta o monstro das disparidades salariais, violência de gênero e discriminação no local de trabalho. “É imperativo reconhecer que mesmo sabendo que essa batalha está longe de ser vencida, não se deve desistir jamais dessa luta”. Enfatizou.
Em quase todas as reuniões de base, Antonieta têm sido enfática em seus posicionamentos, está sempre ao lado dos que gritam por seus direitos e não são ouvidos, dos que querem falar e são amordaçados, dos que querem dizer o que sentem e não são compreendidos. São para esses que já perderam a esperança de conquistar seus direitos que Antonieta Lago do Coletivo Raça quer ser vereadora de São Luís.
VEJA O NOME DE TODOS OS CANDIDATOS DO COLETIVO RAÇA