Estudantes do C E M Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto foram recebidos nessa manhã de terça-feira (26) com mais um acolhimento pedagógico organizado por professores, gestores e equipe de educação especial, o momento teve como objetivo homenagear a Comunidade Surda pelos 20 anos da Lei de Libras – Língua Brasileira de Sinais Lei nº. 10.436/2002, comemorado no dia 24 de abril.

Durante o acolhimento a Gestora Geral da escola, professora Izabel fez um relato sobre o início da primeira escola de surdos no Brasil, relatou que a mesma iniciou com a criação do Instituto Imperial de Surdos-Mudos, atual INES, pelo imperador D. Pedro II, em 1857. Hoje, após as ideias promulgadas na Constituição de 1988, auxiliada por leis como a 10.436/2002, há no Brasil leis que trabalham com a inclusão de alunos Surdos em escolas de ensino regular, e até a criação de cursos superiores em Letras – Libras.

Gestora Geral Professora Izabel Brandão

“A interação entre alunos surdos e ouvintes durante as atividades no âmbito escolar tem contribuído para que todos aprendam Libras, e aqueles que sentem o desejo de melhor interagir com os surdos, ficam sempre atentos aos movimentos das mãos das interpretes, esses já entenderam que para socializar conhecimento e desenvolver atividades com os colegas surdos é necessário aprender libras, isso se chama inclusão”. Enfatizou a gestora Geral Professora Izabel Brandão

Leila Maysa Gestora- pedagógica.

O C.E.M Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto é uma escola comprometida com a inclusão, somos de fato uma escola inclusiva, temos o compromisso de motivar os nossos alunos ouvintes a interagir com os colegas surdos em todas as atividades, lembrando que o C.E.M Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto busca sempre valorizar as diferenças e permitir uma convivência respeitosa e diversificada no contexto escolar”. Destacou a professora Leila Maysa Gestora pedagógica.

Klicia da Silva Melo, Gestora Administrativa

“ A cada momento que realizamos o acolhimento dos nossos alunos, percebemos o quanto eles se sentem valorizados e motivados a perseverarem na busca  por melhor qualidade de vida, todos com facilidade compreenderam que o único caminho para galgar o sucesso chama-se educação, pois quem estuda adquiri autonomia e poder, esse é o legado que todos nós profissionais da educação queremos deixar para nossos estudantes”. Esclareceu a Professora Klicia da Silva Melo ,Gestora Administrativa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui