WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Um homem de 18 anos parou seu carro, desceu armado, entrou em uma escola de ensino fundamental e matou a tiros ao menos 14 crianças e um professor. O ataque ocorreu em Uvalde, cidade no sul do Texas onde três de cada quatro moradores são de origem latina. É o pior massacre em uma instituição de ensino infantil nos EUA em quase dez anos.
O atirador foi identificado como Salvador Ramos, 18. Por volta das 11h30 (13h30 em Brasília), ele entrou na escola com uma pistola e matou os alunos e o professor há a suspeita de que ele portasse também um rifle. Em seguida, foi morto pela polícia, segundo o governador do Texas, o republicano Greg Abbott.
Ainda há ao menos dois feridos, sendo uma mulher de 66 anos e uma menina de 10, em estado crítico, de acordo com informações de um hospital próximo à instituição.
Não são conhecidas ainda as possíveis motivações para o ataque. A polícia disse acreditar, por ora, que Ramos agiu sozinho, e o governador complementou, em entrevista coletiva, que ele era morador de Uvalde. O condado tem 24 mil habitantes e fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o México.
Tampouco foram fornecidas informações sobre a identidade das vítimas. Segundo a rede ABC News, a prefeitura tentava contato com as famílias antes de passar os dados à imprensa.
A escola atacada, chamada Robb, tem pouco menos de 600 alunos matriculados. Os pais dos alunos foram orientados a não se aproximar do local para tentar buscar seus filhos, mas para se reunirem em um centro comunitário para obter informações.