Senado celebra 40 anos de redemocratização em sessão especial
O Senado Federal celebrou, em sessão especial nesta terça-feira (18) os 40 anos de redemocratização do país. Homenageado durante a sessão, o ex-presidente José Sarney afirmou que a democracia deve ser comemorada, e que é preciso zelar por ela de modo permanente.
Transcrição
Em 15 de março de 1985 tomava posse o primeiro presidente civil da República após 21 anos de ditadura militar. José Sarney, eleito vice-presidente da chapa de Tancredo Neves, assumiu ainda como interino, devido à impossibilidade do titular, internado em um hospital de Brasília na véspera da posse. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril, Sarney foi efetivado na Presidência com o desafio de reconduzir o país à normalidade democrática. Na sessão que homenageou os 40 anos da redemocratização, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, lembrou que naquele momento Tancredo Neves simbolizava a esperança de toda uma população.
“No entanto, sua morte antes da posse causou grande comoção e incerteza no nosso país. Coube então ao presidente José Sarney a responsabilidade de conduzir essa transição democrática, assumindo a Presidência da República em um período de grandes desafios. Com serenidade e compromisso garantiu a estabilidade do país”.
Autor do requerimento para a sessão especial, o senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, também destacou a liderança do ex-presidente.
“Sarney logrou realizar uma transição sem traumas para a vida democrática. Convocou a assembleia nacional constituinte que promulgou a nova carta magna do Brasil, a Constituição cidadã. Sarney ampliou as liberdades civis e políticas acabando com a censura e legalizando os partidos políticos que haviam sido banidos durante a ditadura”.
Presente à sessão especial, José Sarney exaltou a importância de Tancredo Neves para a História do Brasil, e afirmou que a democracia é algo a ser cultivado de modo permanente.
“A democracia chegou, devendo comemorá-la e ao mesmo tempo zelar por ela. O Brasil é hoje a sétima economia do mundo. Somos uma democracia de massa, onde o povo participa, a cidadania exerce todos os seus direitos civis e individuais. Posso dizer como Fernando Pessoa dizia, ‘contra o destino eu cumpri com meu dever’”.
Representantes dos três poderes, ex-parlamentares e também familiares de José Sarney compareceram à sessão especial do Senado que celebrou os 40 anos de redemocratização do país.
A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (19), às 10 horas, uma sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil. O evento contará com a presença do ex-presidente José Sarney, que receberá a Medalha do Mérito Legislativo das mãos do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do segundo-secretário, Lula da Fonte (PP-PE).
O marco histórico é celebrado oficialmente em 15 de março, dia em que José Sarney, assumiu a presidência do País após 21 anos de ditadura militar.
Em 1984, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral. Entretanto, morreu antes de tomar posse. Em seu lugar, assumiu o vice, José Sarney, que governou por cinco anos.
Livro
Durante a sessão solene será lançada a segunda edição do livro “José Sarney”, com fotos históricas e depoimentos de políticos, escritores, jornalistas, artistas e cientistas políticos sobre o papel do ex-presidente na política brasileira. A edição conta com depoimentos de outros presidentes da República, como Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer; além de artigos e discursos feitos por Sarney. Entre os discursos, está o que ele relata como viveu os momentos em que, eleito vice-presidente pelo Colégio Eleitoral, precisou assumir a Presidência da República após a doença e a morte do presidente eleito Tancredo Neves.
O livro destaca também a produção literária do escritor José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, e a cronologia da sua vida e obra, bem como um acervo de fotos que inclui registros de sua infância e juventude.
Projeção no prédio do Congresso
Nesta terça-feira (18), das 18 horas às 23 horas, o prédio do Congresso Nacional recebe projeção de frases e imagens comemorativas da data. As imagens de Sarney e Tancredo farão parte das projeções.
Reportagem especial
Uma reportagem especial da Rádio Câmara também lembra, em dois episódios, a campanha Diretas Já, a eleição de Tancredo e Sarney e a convocação da Assembleia Constituinte.
Há 40 anos, Brasil encerrava ditadura militar e caminhava para a redemocratização
A homenagem da Câmara dos Deputados aos 40 anos da redemocratização reafirma o compromisso da Casa com a democracia e a preservação de seus valores institucionais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias