Sebastião Santos em entrevista ao editor do Blog do professorcorreia

O Editor desse Blog, entendendo a importância da análise política  do líder comunitário Sebastião Santos  diante dos últimos acontecimentos sobre o cenário  político relacionado às eleições para  o Governo do Estado  em  2022, destacou a sua ampla visão para os seguidores do blog professorcorreia.

Em se tratando do termo visão Holística, ou visão ampla da realidade, é juz reportarmos ao pensamento do filósofo Aristóteles ,o mesmo como cidadão ateniense afirmou com convicção de causa ,que  “  O ser humano é por natureza um ser político e cultural. Nenhum indivíduo consegue se isolar por completo, porque estamos todos entrelaçados numa rede social.  Aristóteles não propõe um modelo ideal, mas um modo de lidar com a política, por entendimento da relevância da coletividade”. Esse pensamento leva-nos a entender que holisticamente, os períodos eleitorais suscitam-nos inúmeras análises e reflexões, seguida de algumas interrogações, a saber:

Acompanhe a reflexão de Sebastião Santos representando a “Força das Comunidades”.

A população está ou não atenta com ao cenário político para o Governo do  Estado em 2022? Ela está atenta sim. O exemplo foi a surpresa do cenário político das eleições dos deputados federais Weverton Rocha e Eliziane Gama na corrida para o senado na última eleição estadual, pois as ruas mesmo silenciosas,  estavam em alerta, e o resultado correspondeu positivamente conforme o que havia se previsto.

As ruas definiram  com maturidade pela eleição de dois políticos da nova geração ao Senado da Republica porque viram neles suas bravuras na defesa de matérias que asseguram os direitos fundamentais da família e do trabalhador, como por exemplo, suas fortes atuações nas reformas. Muitos não acreditavam na eleição de Weverton Rocha e de Eliziane Gama para o senado. Claro, o governador Flávio Dino teve mérito nesse resultado? Sim, isso não se pode negar , entretanto, sabe-se que os maiores méritos foram das atuações dessas duas  Weverton Rocha e Eliziane Gama no pleno exercício do mandato de Deputado Federal. As ruas estavam como continuam em alerta.

Para as eleições de 2022, o vice governador Carlos Brandão, também pré-candidato, não deixa de ter seus pontos positivos, e deles entre esses, a humildade no comportamento em ouvir o governador Flavio Dino. O outro é que quando assumir em definitivo o governo, a máquina lhe viabilizará o fortalecimento do seu palanque.

Dois senadores comprometidos como os interesses do maranhão

Só que o ALERTA DAS RUAS por estar atento, claro e evidente que já analisou o reconhecimento pela gratidão também do Senador Weverton Rocha a Flavio Dino, pois mesmo o Governador tendo mérito nas eleições dos senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama, eles também foram leais, e por isso, tem seus méritos nas duas eleições de Flávio Dino ao governo do estado, quando soma também o comportamento de bons aliados do governador. Portanto, essa foto aqui exposta representa muito.

Para o ALERTA DAS RUAS que considera o ocorrido na ultima eleição , não como comportamento duvidoso da lealdade do Senador Weverton Rocha a Flávio Dino, e sim, para fortalecer o seu palanque, entende que foi uma sábia articulação de um político de nova geração que tem potencial para ser governador, pois quem acompanhou as manifestações do referido  Senador  muito antes de se definir o cenário das eleições para Prefeito de São Luís, sabia que ele defendia uma candidatura do PDT e  essa não era o Dep. Duarte Jr que já estava decidido ser candidato apoiado pelo vice governador, o que não foi diferente. Com isso, os palanques foram para o campo do debate  e com o clima quente pelo ambiente político, não tinha como os aliados do Senador Weverton Rocha apoiarem o Dep. Duarte Jr, identificado candidato do seu oponente ao governo, pois Duarte Jr não era candidato do governador Flavio Dino, e sim, do vice Carlos Brandão. As ruas que estão em alerta, têm conhecimento do ocorrido, e por isso não entende como comportamento duvidoso da lealdade do Senador ao Governador Flávio Dino.

Outro ponto positivo a favor do Senador, é que as ruas acompanham sua forte atuação e articulação na defesa do Estado, principalmente neste período pandêmico, onde  com empatia tem se preocupado em realizar  ações concretas no combate ao coronavírus. “O Maranhão está bem servido e precisa de lideranças fortes com poder de articulação no cenário nacional e que tenha facilidade em agregar valores, e essa referencia faço ao senador Weverton Rocha, ele, mesmo tendo    um forte grupo preparado  para encarar a concorrência ao Governo, não  se impõe, pois o seu preparo e sua referência de bom articulador político, lhe proporciona ao entendimento do consenso”. Enfatizou Sebastião. Por esse cenário ,Vai prevalecer o consenso no grupo Flávio Dino?  Acredito que sim. E quem são os outros nomes que surgem fora do grupo do Governador? As pesquisas mostram a Ex- Governadora Roseana Sarney que não quer se arriscar porque tem uma eleição garantida e tranquila de Deputada Federal. Tem aí o Senador Roberto Rocha que  dificilmente concorrerá à reeleição ao senado e por isso tem se articulado nos bastidores para também concorrer ao governo, o atual  Prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, que é considerado um rival mais identificado do Governador, já anunciou sua pré-candidatura ao comando do Poder Executivo Estadual, e também quem corre se articulando por fora, que até já ameaçou romper com o grupo Flávio Dino, é o Deputado  Federal Josemar de Maranhãozinho, esse já declarou inúmeras vezes e em público que não repete mandato.

O certo é que a população está atenta, mesmo as ruas estando silenciosas, mas são elas quem decidem. São as RUAS EM ALERTAS que vão decidir o próximo Governador a ser empossado em janeiro de 2023, por isso, no ponto de vista de um humilde líder comunitário, é melhor o consenso, pois se o Governador Flavio Dino quiser continuar com o título mandatário do maior Grupo Político e no Poder do Maranhão, não tem nada melhor do que o consenso decidindo por pesquisas e também por quem tem mais facilidade de agregar valores e capital político para consolidar a vitória do seu grupo”.

Sebastião Santos

A Força das Comunidades

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui