Prefeitura de centro Novo-MA Promove com sucesso o 16º festival de piaba organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A Prefeitura Municipal de Centro Novo-Ma realizou nos dias 29 e 30 de junho, sábado e domingo, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as secretarias de esportes, educação, turismo e secretaria de segurança 16º Festival da Piaba, versão 2024. O sucesso do festival é resultante do dinamismo do secretário de cultura Renato Melo, que junto com sua equipe conseguiram fazer com que esse festival se tornasse o badalado e elogiado em relação aos que ocorreram nos anos anteriores, tão bom que até o momento não se fala de outra coisa equipe o mesmo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as secretarias de esportes, educação, turismo e segurança.
“Estamos diante de mais um resultado positivo, fruto  do compromisso  do  Prefeito Júnior Garimpeiro, juntamente com seu vice Moab que sempre se empenharam para oferecer o de melhor ao povo de Centro Novo, motivo pelo qual apoiam com orgulho  os projetos que trazem benefícios à população do Município, de modo especial aqueles organizados pela secretaria de Cultura, com essa  autonomia proporcionada pelo Prefeito, foi possível concretizar esse belíssimo festival da Piaba. “Explicou Renato Melo  -Secretário.
O Evento contou com a presença e apoio da Vereadora Nalva Melo, do Vereador Muela, além da vista dos vereadores Nego e Mazinho. Em destaque a cobertura extraordinária da equipe de comunicação condizias pela senhora Vivi, locução do DJ David, Dj Flávio e locutor Leandro Silva, que tornaram o festival mais belo, alegre e bonito.
“Quero parabenizar o Prefeito Júnior garimpeiro, seu vice Moab , juntamente com o Secretário Renato Melo pela realização desse lindo festival que encantou não só a nossa cidade, recebeu muitos elogios dos municípios vizinhos que também vieram prestigiar o 18° festival de piabas, foram dois dias de muita alegria e fortalecimento da economia , através da comercialização da Piaba, que nessa época do ano, a pesca é em grande escala, e ainda impulsionar o Turismo”. Esclareceu o professor Nonato Melo.

Festival da Piaba voltou melhor e mais estruturado

HISTÓRRICO DO FESTIVAL RELEMBRADO PELO PRIOFESSOR NONATO.

Segundo relato do Professor Nonato Melo, o festival da Piaba de Centro Novo, teve início no ano de 2007, Período em que o mesmo, após várias visitas, convivência e banhos no balneário da Barreira Vermelha às margens do Rio Gurupi, povoado formado por lavradores e pescadores considerados os mais antigos do lugar, descendentes de ex-escravos  do quilombo paraense Itamoari. Nessa época , professor Nonato Melo e sua família como assíduo frequentador da comunidade ,observando a fartura de piabas no final do mês de junho, constatou que muitas pessoas da comunidade, povoados vizinhos e da sede do Município iam  à Barreira para pescar piabas, foi então que  percebeu uma oportunidade para realizar o primeiro festival, numa conversa a tardinha, em frente à casa de dona  Nita, Cabeça e demais familiares, daí surgiu a ideia de promover o Primeiro Festival, com o objetivo  demonstrar a força da cultura e sua capacidade  de incentivar o turismo, mostrando o potencial da  cidade. Pensando nesse potencial, criou-se uma  equipe onde estavam presentes a senhora , Cabeça, Pelé, senhora Vivi, Valtinho, Morcego e demais moradores da comunidade, vale registrar que a atual vereadora Nalva Melo participou de todo processo de organização do festival, bem como professor Sérgio, que sempre ajudou colorir o festival com seus pincéis criativos, teve ainda a participação  do vereador  Muela, que  sempre participou das organizações  do torneio de futebol. Foi uma construção equipe composta por moradores que garantiu o sucesso do festival, assim foi organizado mutirão para construir o barracao da festa, em frente à igreja da comunidade, com madeiras e palhas retiradas na região, nas noites  que antecederam a festividade eram realizadas reuniões em frente à casa da Sra Nita, foi uma família que abraçou e assumiu a ideia do evento, era o ponto de apoio para a organização do evento. A senhora Nita foi a primeira a construir a barraca de vendas ao lado de sua residência, realizou boas vendas. Sr Cabeça e Morcego foram pescar piaba para o primeiro festival, ali foi mobilizada a comunidade para realização da festa, bem como incentivar as pessoas a empreenderem no festival, pois havia somente o comércio do Sr. Riba da Barreira, comerciante experiente que vendia gêneros alimentícios, de primeira necessidades e bebidas.

 Após o festival , o senhor Riba  confessou que vendeu tudo e demonstrou a alegria pelo grandioso evento, vale registrar que ainda não havia energia elétrica convencional no povoado, se comunicava pelo orelhão, sem tecnologia o festival foi  divulgado  através de cartazes bem artesanais,  trio do Corôca foi que chamou o povo , pois havia somente uma rua na comunidade, aproximadamente 20 moradias. O festival foi um sucesso, vinte times participaram do torneio, a festa foi animada por um trio elétrico da prefeitura com a bela animação do comunicador Corôca, houve competições no Rio Gurupí e desfile, a festa foi até altas horas da madrugada, a quantidade de pessoas que marcaram presença surpreendeu a todos, melhor para os comerciantes que venderam todas as bebidas armazenadas no barracão, o fluxo da venda foi tão grande que não deu conta de atender todos.

Conforme informações do professor Nonato, a quantidade de pessoas nesse festival foi tão surpreendente que houve a necessidade da prefeitura fornecer 2 bois para poder alimentar jogadores e visitantes, devido o peixe haver acabado. Já no ano seguinte, por conta do excesso de ocupação e demais outros compromissos assumidos pelo professor Nonato, Isaque representou o poder público na organização do festival que mais uma vez foi sucesso. Já no ano de 2009, o Centro Cultural Barreira Vermelha foi construído e inaugurado, primeira obra do ex-prefeito Arnobio, na época professor Nonato Melo estava secretário de administração.
 O Festival da Piaba se tornou um patrimônio imaterial do município de Centro Novo do Maranhão e orgulho da comunidade da barreira vermelha. Há uma Barreira  Vermelha antes, e outra depois do festival , devido ao efeito positivo da festa, por isso a prefeitura, todos os anos tem realizado este bonito evento cultural que arrasta multidão do município e cidades vizinhas. Após o Festival da Piaba, a Barreira tem cada dia ganhado mais visibilidade, aumentado o número de moradores, ampliado o número de equipamentos públicos, novas ruas foram abertas, calçamento chegando, ambulância, posto de saúde, escolas bonitas, novas moradias, vários bares para atender os visitantes banhistas. Faz juz lembrar que no primeiro festival a equipe de organização fez um trabalho de mobilização para incentivar as pessoas colocarem bares e barracas, nos últimos festivais a equipe de organização estabelece critérios para a instalação das barracas, isso se deu devido ao grande número de pessoas interessadas a empreender, mas o objetivo é priorizar os empreendedores da Barreira Vermelha.

“Parabéns aos comunitários da Barreira Vermelha, que mais uma vez ajudaram organizar o festival da piaba neste povoado balneário lindíssimo, lugar de fartura das águas limpas e peixe saboroso do nosso Rio Gurupí”.  Externou Professor Nonato, disse ainda que o Festival da Piaba é uma festa tradicional popular realizada no período das férias, lugar de encontros e alegrias, que sempre promoverá a cultura e fortalecimento da economia, no sentido de atrair mais visitantes pra conhecer as belezas oferecidas pelo turismo municipal.” Parabéns ao prefeito Júnior Garimpeiro e sua equipe de governo por não medir esforços para realizar mais uma vez esta bela festa, completou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×