Professora Eva Barros destaca a importância de celebrar o Dia Nacional dos Profissionais de Educação.

Nesta terça-feira, 6 de agosto, comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Falar de educação e sobre os profissionais de educação nos traz alegria e ao mesmo tempo angústia, alegria por saber que temos um laboratório que todos os dias produz bons profissionais comprometidos em transformar a sociedade por meio da educação, angústia por sabermos que infelizmente existem milhares de professores que apenas vislumbram e usufruem do bom salário, mas não têm compromisso com o saber, esses apenas falam sobre educação, entretanto, não vivenciam o que chamamos  de  conhecimento, tal reflexão nos transporta ao modelo de educação utilizado por  Platão, Sócrates e o estilo capitalista dos sofistas. Os sofistas eram um grupo de filósofos, sábios e eruditos que viajavam de cidade a cidade para divulgar os conhecimentos, em troca de dinheiro. Os estudantes e discípulos dos filósofos sofistas deveriam pagar taxas para que pudessem ouvir os ensinamentos dos filósofos e sábios.

O modelo sofista de propagação do ensinamento era voltado aos jovens nobres gregos, pois estes tinham condições de pagar para receber conhecimentos. Os jovens nobres buscavam o entendimento e a dominação do que era chamado de aretê.

Platão chamava os sofistas de enganadores habilidosos e afirmava que as práticas sofistas estavam longe de ser filosofia, uma vez que estavam mais interessados no ganho material do que na construção do conhecimento verdadeiro.

Sócrates acreditava que sua missão era procurar o conhecimento sobre a conduta correta, pela qual ele poderia guiar uma melhora intelectual e moral dos cidadãos de Atenas.

 Essa data em que se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, foi criada em 2014, tem como objetivo trazer maior valorização tanto aos (às) professores (as) e orientadores (as) educacionais quanto aos(às) demais profissionais de assistência do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes e de seres humanos atuantes na sociedade.

O papel dos profissionais da educação vai muito além do que muitas vezes se imagina. Professores e orientadores são amplamente reconhecidos por seu trabalho, mas o verdadeiro êxito de uma escola conta com um esforço coletivo — os profissionais da cantina, que asseguram a alimentação; os funcionários da limpeza, que garantem um ambiente saudável e seguro; os vigilantes, que zelam pelo espaço escolar com cuidado. Cada um desses profissionais, juntamente com técnicos, pedagogos, bibliotecários, professores e diretores, contribui para que a educação aconteça de forma plena e efetiva.

O caminho da educação nunca foi fácil. A pandemia trouxe desafios, expôs a fragilidade dos sistemas educacionais e trouxe a necessidade de uma adaptação ágil e eficaz. Além das dificuldades geradas pela crise sanitária, os profissionais da educação no Brasil enfrentam diversos desafios, sendo o maior deles a falta de reconhecimento pelo seu trabalho executado em condições de trabalho desafiador. Apesar dessas e outras adversidades, a resiliência e o compromisso desses profissionais com a formação e o bem-estar dos estudantes continuam a ser uma fonte constante de inspiração, renovação e esperança.

Em um contexto em que a educação se revela a principal ferramenta de mudança social e a base para qualquer profissão almejada, é essencial reconhecer e valorizar a contribuição de todos aqueles que, de diferentes formas, ajudam a criar e a manter o ambiente escolar. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, citação de Paulo Freire que reforça a importância de cada pessoa envolvida na jornada educacional.

Neste dia, celebramos todos aqueles que ensinam, dão acesso ao conhecimento e contribuem para a construção e manutenção do ambiente escolar: colaboradores da limpeza, cantina e segurança, bibliotecários, orientadores, coordenadores, diretores, técnicos, professores, técnicos e demais servidores. São vocês que tornam a escola um lugar onde o aprendizado e o crescimento acontecem todos os dias.

Professora Eva Barros

1 comentário em “Professora Eva Barros destaca a importância de celebrar o Dia Nacional dos Profissionais de Educação.”

  1. karinamarinhobra@gmail.com

    A Professora Eva como sempre assertiva!! Celebra o dia do Educador com a contemplação de todos os profissionais, sem exceção, que trabalham a favor do processo educacional. Somos o time, onde cada especificidade tem a sua importância. Parabéns pela sensibilidade e visão global do dia/tema. 👏👏👏👏👏.👏👏.👏.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×