Professora Eva Barros faz parte da história do crescimento do IDEB da rede estadual de ensino do Maranhão.

Enquanto esteve à  frente da Unidade Regional de Educação URE/SL, Professora Eva Barros   realizou uma força tarefa para o crescimento do IDEB na rede estadual de ensino das cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar  e Alcântara, seu trabalho, juntamente com o apoio da excelente equipe que lhe assessorava  merece aplauso, pois a dedicação e o empenho de todos que trabalharam em sintonia com a Ex-Gestora da URE rendeu bons frutos e reconhecimento nacional. A boa  notícia fora recebida com orgulho pela professora Eva Barros, que não conteve a emoção ao ser informada que o Maranhão registrou uma importante retomada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Tamanha foi a sua felicidade ao saber que a Rede Pública estadual de ensino alcançou a pontuação 3,7, conforme os dados divulgados nessa quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC), atingindo o maior índice já registrado na história educacional maranhense. A marca reflete significativo avanço, considerando os desafios enfrentados durante o período pandêmico em todo o país.

O secretário de educação em exercício, Anderson Lindoso, comemorou o excelente indicador alcançado. “A educação pública do Estado recebe esses dados com muito entusiasmo. O retorno do Ideb para 3,7 é um sinal positivo, mas também um chamado à responsabilidade. Seguiremos trabalhando para assegurar com que essa tendência de crescimento se mantenha. Esse resultado positivo reforça nosso compromisso com a educação de qualidade para todos os maranhenses”, frisou.

É importante ressaltar que esse cálculo representa o significativo aumento de 32% em relação ao Ideb de 2013, período em que o índice marcava 2,8. A partir do ano de 2015, o Maranhão vem apresentando trajetória crescente, demonstrando a eficácia das políticas educacionais implementadas no estado. Tal avanço e a estabilidade nos indicadores aferidos recentemente trazem consigo a mensagem de compromisso que a gestão estadual tem para com a educação, investindo em infraestrutura, capacitação de professores e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes.

“A retomada do crescimento do Ideb marca um importante passo rumo à melhoria contínua do ensino no território maranhense, beneficiando milhares de jovens em todo o estado”, completou Anderson Lindoso.

Ensino Fundamental

Em 2023, o Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) registrou uma marca representativa de 5,1. Este valor representa um crescimento considerável em comparação ao último índice de 2021, que era de 4,9. Já os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), apresentaram índice de 4,3 em 2023, subindo um ponto em relação ao último Ideb.

Importante frisar o universo de matrículas analisadas no Ideb 2023, ou seja, de estudantes matriculados nos anos iniciais em escolas privadas, que figuram em 14,1% das matrículas; e 9,3% dos estudantes estão matriculados em escolas privadas. Dessa forma, é possível compreender que a educação fundamental está sob a responsabilidade dos municípios.

A partir desses dados, alinha-se que o desempenho dos anos iniciais do ensino fundamental deve ser atribuído, em grande parte, ao Regime de Colaboração entre os governos Federal, Estadual e Municipais, por meio do Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada (CNCA), estratégia que busca garantir com que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. Este esforço conjunto entre os diferentes níveis federativos tem buscado proporcionar um suporte mais robusto às escolas, oferecendo recursos, capacitação de professores e monitoramento contínuo do progresso dos alunos.

Além disso, o Compromisso também estabelece metas claras e de fácil monitoramento, incentivando uma colaboração mais próxima entre as escolas e as secretarias de educação. O aumento do Ideb espelha, então, não apenas uma melhora no aprendizado dos alunos, mas também o sucesso das políticas públicas voltadas para a educação básica, destacando a importância da continuidade e do fortalecimento dessas iniciativas para manter e ampliar os avanços educacionais por todo o país.

Posicionamento no cenário nacional

Em um contexto nacional, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para o ensino médio público no Brasil marcou 4,1, enquanto a média combinada do ensino público e privado, no Maranhão, foi de 3,8. Levando em consideração o desempenho geral do ensino médio no país, o Estado tem se aproximado da média. E, em termos de progresso na média nacional, galgou mais 4 posições, avançando para a 18ª colocação no ranking dos estados.

A melhora no Ideb reflete tanto na qualidade do ensino quanto a evolução dos estudantes ao longo do tempo. Nesse contexto, o desafio permanece em continuar essa trajetória para alcançar melhores resultados nas próximas avaliações.

 

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