Acompanhada da sua fiel militância política, a vereadora suplente de São Luís – Eva Barros, participou na última sexta-feira, 27, no auditório Fernando Falcão, da magna Conferência Municipal do PSB 40. Além da professora Eva Barros, várias lideranças da grande ilha e demais Municípios do Maranhão estiverem presentes nesse grande ato político que consolidou o nome do Deputado Federal Duarte Júnior como pré-candidato a Prefeito de São Luís. Na ocasião a vereadora suplente disse que está preparada para mais uma batalha política, lembrando que dessa vez o desafio será bem maior, terá a responsabilidade de junto com seu grupo se fortalecer em suas bases para eleger-se vereadora e traçar também as metas para fazer Duarte Júnior Prefeito de São Luís.
Com menos de um ano no mandato de deputado Federal, o jeito diferente de fazer política de Duarte Júnior ganhou notoriedade na Câmara Federal, motivo pelo qual várias figuras ilustres da política nacional marcaram presença na Conferência, entre elas o ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB), o ministro da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), e o secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, os que não puderam participar do ato político enviaram vídeos declarando apoio ao deputado. Por conta de outros compromissos agendado, o Governador Carlos Brandão, seu Vice Felipe Camarão e o Senador Flávio Dino não compareceram e nem mandaram vídeos, apenas confirmaram em outra ocasião que darão total apoio ao nome de Duarte para Prefeito de São Luís.
Todas as lideranças, durante seus discursos traçaram elogios a Duarte Júnior, pelo visto, está em seu melhor momento político, apoio não lhe faltará, e com tanta gente se comprometendo em ajudar o nobre parlamentar, com certeza recursos para a campanha não será problema.
A auto estima dos aliados de Duarte Júnior contagiou a todos, e força dessa energia positiva fez com que Ricardo Capelli confirmasse que não haveria segundo turno em São Luís: Duarte Júnior será eleito no primeiro turno, tal afirmação é também confirmada pela vereadora suplente Eva Barros, ela que já é considerada uma das maiores lideranças da política da Grande Ilha, está convicta que não há dúvida quanto a vitória do deputado Duarte Junior.
“Em torno do nome de Duarte para 2024, haverá uma frente ampla igual ou ainda maior do que as que elegeram Flávio Dino em 2018 e Carlos Brandão em 2022”. Afirmou Ricardo Capelli, disse ainda que o Ministro Flávio Dino o convida sempre para as missões mais difíceis de realizar, entre essas, foi designado a cuidar da pré-candidatura de Duarte Júnior.
Não muito diferente dos demais discursos, Márcio França enfatizou as qualidade de Duarte, e disse que ele é uma das prioridades nacionais do PSB nas eleições de 2024.
Veja as outras informações retiradas do Blog de Domingos Costa
Depois do PSB, o PT foi quem teve mais presença na Conferência. O ministro Paulo Teixeira falou, animado, que seu partido ainda está na fase de construção de como deve seguir em 2024, mas se dependesse dele os petistas iriam com Duarte.
Quem também seguiu a mesma linha foi o presidente estadual do PT Francimar Melo. “Esse partido tem demonstrado que tem compromisso com o Maranhão com a eleição de Brandão e Camarão. E essa mesma história que São Luís precisa conhecer. Onde tiver o povo que tem compromisso com a cidade nós estaremos” enfatizou.
Quem também não escondeu sua preferência foi o presidente municipal do PT, Honorato Fernandes. Em seu discurso ele cobriu Duarte de elogios, e parece ser mais uma voz petista que defenderá a união PSB/PT.
Já o deputado federal Rubens Júnior não escondeu sua preferência. E falou abertamente que defende o nome de Duarte. Eles protagonizaram uma cena digna do novo momento de união da política ludovicense. Duarte pediu perdão, publicamente, para Rubens por agruras do passado.
O deputado estadual Carlos Lula, que abriu mão da sua pré-candidatura para apoiar Duarte, é a prova inconteste de que o PSB, hoje, é um partido de grupo, unido, consolidado e coeso. Que tem dimensão de onde quer chegar e trabalhará junto para isso.
Quem também defendeu essa união foi o presidente em exercício do PSB Bira do Pindaré. “Nossa unidade é simbolizada pela presença de lideranças do Maranhão e do Brasil”, enfatizou.
Presencialmente, participaram dos atos os deputados federais Gervásio Maia e Pedro Campos, filho de um dos maiores expoentes do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Além deles, os deputados Felipe Carreras e Tabata Amaral, e o prefeito de Recife João Campos enviaram vídeo.
Quem também gravou vídeo foi o vice-presidente Geraldo Alckmin. Com quem Duarte tem tido ótima relação e conseguido verbas e projetos importantes para São Luís, sobretudo na área da saúde.
Quem também enviou vídeo e surpreendeu a oposição que tentou tripudiar com a foto dela no banner do evento foi a senadora Ana Paula. Esse apoio diz muito sobre as construções que estão sendo feitas na capital federal.
Os mais alvoroçados opositores do grupo governista também se apressaram em minimizar as ausências do ministro Flávio Dino e do governador Carlos Brandão no evento. Mas não entenderam as mensagens subliminares que foram expostas durante o ato. Talvez por não estarem presentes. Esses correm o risco de, mais uma vez, errarem feio em suas previsões.
Com um auditório lotado de fortes nomes políticos e do povo, um emocionado Duarte Júnior exaltou a palavra gratidão. Ele enfatizou a experiência adquirida nos últimos anos e pediu uma chance para mostrar que pode fazer diferente.
Em suma, pode-se dizer que Duarte Júnior entrou em campo com o pé direito. E com um time já recheado de craques que podem fazer a diferença. Quando o jogo de fato começar, e novos reforços chegarem, o elenco estará em outro patamar para ganhar qualquer batalha.
Se o PT já está praticamente fechado com Duarte, outra desconfiança vai se esvaindo. O deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB, disse que o seu partido deve definir o nome a apoiar até o dia 10, mas é fácil adivinhar para onde eles irão por uma razão: uma aliança antiga. Segundo ele, a história de unidade e de amor à pátria do campo democrático e popular tem um grande peso. Ou seja, a Federação está muito perto de fechar com Duarte.
Analista político dos bons que é, Jerry observou que ali estavam 3 candidatos a prefeito em 2020: Duarte, Rubens e Bira. Sinal de que o grupo que vem conquistando sucessivas vitórias estaduais, em 2024, marchará junto.
Veja as imagens abaixo
https://photos.app.goo.gl/ZTHewQ5dQkeGDEW56