A convite do Vice-governador e Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, a professora Eva Barros, participou na tarde de quarta-feira (1º), na sede da SEDUC, de mais uma reunião para tratar sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), a reunião foi transmitida por meio da plataforma Google Meet, presentes somente a professora Eva Barros e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os demais gestores das 18 Regionais de Educação ( URE) participaram de forma virtual. Na ocasião, foi tratado ainda sobre expansão do ensino em tempo integral, eleições de gestores, entre outros assuntos.
“Essa reunião, é mais uma demonstração do compromisso do Governador Carlos Brandão e seu Vice-governador felipe camarão, o momento foi muito produtivo e com boas perspectivas no crescimento educacional para o ano de 2024”,informou a Gestora da URE-S/L Professora Eva Barro, esclareceu ainda que o Ideb é o indicador geral que afere a qualidade da educação nas redes pública e privada em todo o Brasil. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento informado pelo Censo Escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, obtido na Prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O índice é aferido sempre nos anos ímpares e divulgado nos anos pares. Para a felicidade de todos o Maranhão continua em destaque como o 3º melhor do Nordeste em educação.
Na região Nordeste, o índice de 3,7 mantém o Maranhão entre os três primeiros estados da região, ficando atrás apenas de Pernambuco (4,4) e Ceará (4,2), que já possuem uma trajetória de investimentos na educação pública, há muitas décadas.
Felipe Camarão destacou a importância do encontro com os gestores regionais e enfatizou que a união de todos será fundamental para que a educação pública do Maranhão alcance índices cada vez melhores.
“Estamos buscando cada vez mais melhorar a educação do nosso estado, e discutir, com gestores educacionais das 19 UREs, temas relevantes como Ideb, Seama, regime de colaboração, expansão do tempo integral, eleições de gestores escolares são fundamentais para fortalecer ainda mais a educação do nosso estado. Temos a convicção de que com o apoio de todos os profissionais que contribuem significativamente para a valorização da educação no Maranhão alcançaremos índices educacionais ainda melhores”, destacou.
Na ocasião, o secretário de Educação aprovou a minuta do edital para eleição de gestor/diretor geral e gestor auxiliar/diretor adjunto da rede estadual de ensino. O edital Nº 20/2023 será anunciado e publicado nos próximos dias, pelo governador Carlos Brandão.
A gestora do URE Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana expressou otimismo após a reunião com a Seduc. A gestora acredita que as ações do governo impactarão positivamente para a melhoria da educação no Maranhão.
“Foi uma reunião muito importante sob a liderança do nosso secretário Felipe Camarão para alinhar pautas relevantes as quais contribuirão para a melhoria da qualidade da educação em nosso estado. Além de outros assuntos, tratamos da finalização do ano letivo de 2023 e das expectativas para 2024, com muitas coisas boas que impactarão positivamente os nossos indicadores de aprendizagem. Nós, gestores de UREs, ficamos todos animados com a resolutividade de questões apresentadas por nosso secretário Educação”, proferiu Orleane.
Durante a reunião, a gestora da URE Bacabal, Erika Lucena, ressaltou o apoio da Unidade Regional de que faz parte pelo fortalecimento da educação no estado. “Estamos ombreados com a Seduc e com todos os municípios para que possamos conseguir os nossos objetivos educacionais. Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe”, expressou.
O encontro contou também com a participação dos secretários adjuntos da Seduc Delmar Martias; Vitor Pflueger; Nádya Dutra; do assessor especial do Gabinete, professor Odair José Neves; supervisor de avaliação da Seduc, Pedro Alcântara, entre outros participantes.