Professores concluem Primeira semana do Projeto Pedagogia da Alternância na Aldeia Turizinho.

Sobre a Coordenação Geral da professora Rosilene Ka’apor Tembé, Cacique Iracadju e a direção técnica da professora Layna , iniciou-se no dia dezoito de março de 2024 o primeiro encontro do Projeto Pedagogia da Alternância na Aldeia Turizinho. Os dez professores se apresentaram na Aldeia no dia dezessete, na mesma data, a noite houve reunião de alinhamento sobre as atividades a serem realizadas durante a semana.

Mediante as mudanças necessárias estabelecidas no novo plano de ação educacional para o Projeto Pedagogia da Alternância, as aulas de fato iniciaram na manhã de segunda-feira (18). O acolhimento aconteceu por meio da apresentação de gincana, com várias baterias, envolvendo professores e alunos, a tarde houve competição de futebol e pratica esportiva de arco e flecha, à noite, apresentação dos professores, momento cultural das danças e músicas Ka’apor com participação especial da cantora Djuena Tikuna.

Além das programações previamente planejadas, concomitantemente aconteceu no sábado (23), um encontro com os conselheiros de saúde na Aldeia Turizinho e representantes das demais regiões que fazem parte do território Alto Turiaçu. Por ser pertinente o momento, as aulas foram interrompidas para que alunos e professores pudessem também participar e se inteirassem das informações a respeito da melhoria da saúde para os povos indígenas. A assembleia contou ainda com a participação do enfermeiro Wellington Brito, coordenador do polo de sáude indígena de Zé Doca, do Cacique Iradju, Quintino, professora Rosilene, entre outros.

Segundo o enfermeiro Wellington Brito, está sobre sua coordenação cerca de 25 Aldeias, todas funcionando com suas respectivas equipes de saúde, envolvendo médicos, técnicos, odontólogos e um bom suporte de veículos para atender às emergências dos Municípios de Zé Doca, Maranhãozinho, Centro do Guilherme, Araguanã e Nova Olinda. “Esses Municípios nos ajudam com a campanha de imunização, insumos, alguns medicamentos, sobre imunização, somo o primeiro pólo a atingir mais de 90% de indígenas imunizados”. Informou Wellington, disse que há na região cerca sete conselheiros, todos comprometidos em fazer o melhor para os parentes.

Ainda em relação ao Projeto pedagogia da Alternância, algumas mudanças foram pertinentes, necessárias, a saber: Aula da língua Ka’apor a noite, aula de redação para estudantes indígenas que irão submeter-se à prova da UEMA, segue também mudança nos horários, aulas somente até às 16:25, o restante do tempo ficou “livre” para que os estudantes, junto com professores desenvolvessem aulas de campo e atividades extraclasse.

RELAÇÃO DE PROFESSORES DA ALTERNÂNCIA:

Layane Sousa,Daniele Bezerra, Katarina, Rincon, Lusiângela, Iorlam, Jairo Lira,Layana karolina, Putyr ka’apor,Turuwe.

veja imagens abaixa

https://photos.app.goo.gl/tXyQkkV9a27Uke6J6

https://photos.app.goo.gl/wnqPLJDKYwjKEYPGA

https://photos.app.goo.gl/oMFXAvFKCkpSDtG9A

https://photos.app.goo.gl/nQye44cGy5JRgiby6

https://photos.app.goo.gl/nQye44cGy5JRgiby6

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e pessoas estudando

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas estudando e texto

 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e pessoas estudando

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e pessoas estudando

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas estudando e pessoas sorrindo

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas estudando e texto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×