Um exame de aptidão física tem como objetivo avaliar as condições de saúde de uma pessoa, antes que ela inicie alguma nova atividade. Esse tipo de avaliação geralmente é exigida em espaços de prática esportiva, concursos públicos, entre outras ocasiões.

Continue lendo para saber todos os detalhes e exigências de um atestado de aptidão física!

O que é exame de aptidão física?

Um exame de aptidão física serve para certificar que uma pessoa tem plenas condições de saúde para exercer determinada atividade.

Este tipo de teste é solicitado por diversas razões:

  • Nas academias e clubes esportivos, antes de alguém iniciar uma atividade física;
  • Em concursos públicos, como critério de aprovação;
  • Nas empresas, antes do funcionário começar a trabalhar (Atestado de Saúde Ocupacional – ASO).

De acordo com a Resolução CFM 1.658/2002, somente médicos e odontólogos podem diagnosticar a presença ou ausência de doenças e emitir atestados de aptidão física.

Não é necessário, porém, que o médico seja especializado em medicina esportiva ou cardiologia, ao liberar um paciente para realizar um esporte, desde que esteja ciente dos impactos da atividade avaliada.

Como é feito exame de aptidão física?

exame de aptidão física visa, prioritariamente, a identificação de limitações e doenças cardiovasculares, que possam ser empecilho para a prática da atividade em questão.

Quando o coração e os vasos sanguíneos já não funcionam de maneira adequada, o esforço físico pode agravar ainda mais essa condição, por isso a importância da avaliação cardiovascular.

O atestado de saúde ocupacional (ASO), porém, obedece regras específicas de avaliação, determinadas na NR-07, que vão ser adequadas para a atividade exercida pelo trabalhador.

Mas, em geral, de acordo com a Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício, um exame de aptidão física envolve:

Anamnese

Anamnese é uma espécie de entrevista que o médico realiza com o paciente. Nessa conversa, ele vai perguntar sobre:

  • Hábitos de vida, tais como alimentação, sono, bebida, cigarro etc.;
  • Histórico de saúde pessoal e existência de alguma doença crônica;
  • Histórico médico familiar, principalmente com relação a males cardiovasculares.

Exame físico

Durante o exame físico, o médico avalia as condições das articulações, ausculta coração e pulmões, afere a pressão arterial, entre outros aspectos do paciente, que são observáveis sem a ajuda de testes complementares de diagnóstico.

Exames complementares de diagnóstico

De acordo com a Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício, para ser completo, um teste de aptidão física deve envolver pelo menos um exame complementar, que geralmente é o eletrocardiograma de rotina.

Quando uma pessoa tem mais de 50 anos, ou apresenta fatores de risco para problemas cardiovasculares, a orientação é de que também seja feito um eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), antes de iniciar uma atividade física.

Eletrocardiograma de rotina

Neste exame, eletrodos são colocados no tórax, braços e pernas do paciente e conectados a uma máquina, que monitora sua atividade elétrica cardíaca. O objetivo é detectar anormalidades na anatomia e funcionamento do coração.

Eletrocardiograma de esforço

Neste exame, ao invés do paciente estar em repouso, os batimentos cardíacos são monitorados enquanto ele se movimenta, caminhando em uma esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica.

O objetivo é avaliar como o coração se comporta durante o esforço físico e detectar alterações na frequência cardíaca (arritmias) e dificuldade no fornecimento de sangue ao corpo pelo coração (cardiomiopatias).

Exame de aptidão física e mental para concursos

De acordo com o artigo 14 da lei 8112/90, um candidato aprovado só pode ser empossado em cargo público, após prévia inspeção médica oficial.

Portanto, uma das etapas de qualquer concurso público é a submissão dos candidatos a exames que comprovem aptidão física e mental para o cargo.

Na maioria dos concursos, são realizados exames físicos e exames complementares de diagnóstico, como o eletrocardiograma, além de uma avaliação psicotécnica.

Porém, em casos mais específicos, como na carreira militar, além de uma avaliação da saúde física e mental do candidato, ele deve passar por outros tipos de testes.

Um teste de aptidão física (TAF) para polícia militar, marinhaforças armadas em geral, por exemplo, envolve provas com práticas esportivas, como barra fixa, natação, abdominal, entre outras.

Exame de aptidão física e mental para candidatos à CNH

Para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato também é submetido a um exame de aptidão física e mental.

A avaliação para CNH envolve:

  • Anamnese;
  • Exame físico;
  • Exames que avaliam condições específicas relacionadas à direção;
  • Teste psicotécnico.

Na anamnese, o paciente responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e histórico de saúde.

Durante o exame físico, o médico avalia o estado geral do paciente, observando aspectos como sua aparência, fala, humor, motricidade, capacidade de contactuação e compreensão.

Depois ele passa para testes mais específicos, que avaliam condições importantes para a prática da direção, como capacidade de visão, audição e força muscular.

A avaliação psicotécnica acontece por meio de questionários que avaliam capacidades cognitivas e lógicas, assim como traços psicológicos do candidato.

Veja um exemplo de questão da avaliação psicotécnica:

Importância do exame de aptidão física

A rotina corrida e sedentária das pessoas tem agravado o aparecimento de condições como obesidade e doenças crônicas, entre as quais estão a diabetes, a hipertensão entre outras.

Para driblar o problema, muita gente tem se matriculado nas academias, espaços de pilates, yoga etc., em busca de uma vida mais saudável.

Porém, assim como a falta, o excesso de exercícios ou sua realização de maneira equivocada pode causar lesões, fraturas ósseas e outras complicações.

E isso é ainda mais grave quando o indivíduo sofre de alguma patologia e ainda não foi diagnosticado.

Muitos problemas cardíacos, por exemplo, são silenciosos e se manifestam apenas quando a pessoa é submetida a um esforço físico intenso.

Por isso um exame de aptidão física é tão importante para avaliar suas condições antes de iniciar uma prática esportiva ou qualquer nova atividade que possa gerar riscos à sua saúde.

Acesse o site da Eigier

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui