O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia no dia 11 de agosto o maior intensivo preparatório para vestibulares do Estado. O preparatório será transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, pelo canal da Plataforma Gonçalves Dias no YouTube. A iniciativa segue até a véspera das provas do ENEM e do PAES da UEMA, oferecendo uma preparação gratuita, de qualidade e com foco total nas principais demandas desses exames.
Durante o período, estudantes de todo o Maranhão poderão acompanhar as aulas com todos os componentes curriculares exigidos nas provas, com ênfase nos temas mais recorrentes, além de análises das obras literárias obrigatórias do vestibular da UEMA. O conteúdo também incluirá resumos, resolução de questões de edições anteriores do ENEM e outros vestibulares, além da aplicação de simulados. Um dos diferenciais da proposta é a disponibilização de materiais exclusivos, por meio de QR Code, durante as transmissões ao vivo, facilitando ainda mais o acompanhamento das aulas.
Para a Secretária de Educação, Jandira Dias, a proposta representa mais do que apenas uma preparação para provas. “Acreditamos na força e na capacidade dos nossos estudantes. Por isso, investimos em ferramentas que ampliem o acesso ao conhecimento e às oportunidades. A Plataforma Gonçalves Dias é mais do que um ambiente de estudos, ela é uma ponte entre o sonho de cada jovem e o ingresso na universidade”, destacou.
A edição de 2024 já havia se destacado pelo alcance e impacto: foram mais de 19 mil horas de aulas entregues, mais de 2,4 milhões de contas alcançadas, 206 mil visualizações entre aulas ao vivo e gravadas, mais de 70 mil inscritos no canal e um acumulado de um milhão de visualizações. Este ano, com a ampliação do tempo de aulas ao vivo, a expectativa é de um alcance ainda maior, consolidando o projeto como a maior ação estadual de preparação para vestibulares do Maranhão.
O superintendente de Informação e Avaliação de Desempenho Educacional, Pedro Alcântara, destaca a importância da iniciativa como uma ferramenta estratégica de suporte à aprendizagem. “O que fazemos é observar onde o estudante está em sua jornada e pensar em como podemos ajudá-lo a avançar. A Plataforma Gonçalves Dias existe justamente para isso: oferecer suporte completo aos alunos da Rede Pública Estadual, com recursos como videoaulas, apostilas e planos de estudo, que aprofundam o conhecimento e fortalecem a preparação”.
Para os estudantes maranhenses que sonham com uma vaga na UEMA ou com um bom desempenho no ENEM, o preparatório é uma oportunidade única de reforçar os estudos com conteúdo direcionado, acessível e alinhado com os principais desafios das provas.
Fonte: Seduc/MA
16/07/2025