A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), reunião com representantes da Fundação Itaú e IEMA, para apresentação do balanço 2023 e das diretrizes para o planejamento de 2024, em relação à Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede estadual.
Em 2023, foi realizado o processo de coleta do diagnóstico das escolas estaduais, com a aplicação de questionários, que possibilitou uma visualização sintética das respostas, a fim de mapear as principais questões relacionadas à EPT nas escolas e como será feita a sua implementação.
Baseado nos resultados do relatório, foram priorizados os municípios mais populosos do estado; selecionadas as escolas em potencial em cada município, por meio de análise da infraestrutura e também de critérios socioeconômicos e características de implantação.
Este ano, de janeiro a maio, serão realizadas audiências públicas com a comunidade, para votação dos cursos técnicos a serem ofertados, a partir de dois eixos formativos: Informação e Comunicação e Gestão e Negócios.
“Nós estamos expandindo a oferta de cursos profissionalizantes para os alunos da rede estadual, incluindo os alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional (Ejatec). O foco é o fortalecimento da educação, tecnologia e empregabilidade” ressalta Anderson Lindoso, subsecretário da Seduc.
Diretrizes 2024
Entre as metas para este ano, estão a expansão da oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); formação das equipes técnicas e pedagógicas e o monitoramento da execução do planejamento estratégico do diagnóstico da rede.
Para Rita Carmona, coordenadora de implementação de Educação e Trabalho da Fundação Itaú, o resultado de 2023 apresentado hoje, é fruto de muito trabalho em conjunto com a equipe técnica da Seduc e também do IEMA.
“Vale destacar que todas as ações têm como norte o desenvolvimento de uma política de estado para a educação profissional e tecnológica no Maranhão, incluindo a definição de um plano de expansão, ações de comunicação, informação, monitoramento e avaliação, e de inclusão produtiva também. Os resultados apresentados hoje foram pactuados para esse ano de 2024 e com muitos ganhos já do processo desenvolvido em 2023”, conclui.
Estiveram presentes também na reunião, Delmar Matias, secretário adjunto de Educação Profissional e Integral (Seduc) e Cricielle Muniz, diretora geral do IEMA.
Fonte: Seduc