Como uma espécie de recado à sociedade, a SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) tem inovado cada vez mais, nas atividades destinadas a proporcionar sentimento de pertencimento à comunidade, autoestima, valorização de vínculos familiares e combate ao idadismo, realizadas pelo Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), junto aos usuários atendidos pela Política de Assistência em Paço do Lumiar.
De acordo com as responsáveis pela pasta do Desenvolvimento, a titular Rozilane Pereira e sua secretária Adjunta, Andreia Gruppi, a intenção é deixar as atividades cada vez mais atraentes, interessantes inovando a cada encontro.
Na manhã desta quarta-feira (11), por exemplo, os idosos do SCFV da Vila Cafeteira, marcaram presença em atividade na Praça da Família (VIVA Maiobão), onde pôde participar de uma ação ao ar livre, receber serviços como aferição de pressão, acolhida, “funcional”, dança e muita alegria.
“Essas idas a locais abertos, unem-se a passeios culturais teatros, museus e outras localidades que possam proporcionar cultura, lazer e outros benefícios para a mente e o corpo”, explicou a coordenadora do Grupo de Idosos, Srª Graça Rabello.
Outro ponto que tem chamado a atenção com o cuidado junto a esta parcela da sociedade luminense, por parte da Gestão Municipal, por meio das ações da SEMDES, está atrelada a realização de palestras educativas, datas alusivas e campanhas especificas para envolver como público a pessoa idosa com apoio das equipes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) que ficam no Tambaú, Morada do Bosque e também Maiobão.
Neste último, O CRAS Maiobão, por exemplo, realizou na semana passada junto ao seu “grupo intergeracional FELIZIDADE”, uma roda de conversa alusiva ao setembro Amarelo, Campanha realizada este mês como forma de valorização da vida, combate e prevenção ao suicídio.
Apoio e prestigio-
As secretárias Rozilane Pereira e Andreia Gruppi, têm sido presença cativa também durante estas atividades. Não em determinar as políticas apropriadas, elas fazem questão de estar, sempre que possível, in loco incentivando essas atividades.
“A presença da secretária durante as ações, como pôde ser visto durante o Aulão da Terceira Idade, onde eles praticaram atividades de alongamento, dança e dinâmicas, corroboram com o pensamento de toda sua equipe e bem-estar de nossos idosos”, ratificou secretaria Adjunta, Andreia Gruppi.