“Somos Gratos a Deus pelo sustento da fé e ao
Vereador pavão Filho pelo apoio que tem dado
à nossa categoria, em tudo tem nos ajudado,
motivo pelo qual fazemos questão de relembrar
em todas as nossas assembleias seus feitos em
prol da nossa categoria”.Flor de Lis (Presidente do SINDACS/TACS)

Na manhã desta quinta-feira ( 26/07/18 , o sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos dos ACS/SINDACS/TACS realizou a Assembleia Geral Extraordinária que teve como pauta: Transposição de Regime jurídico e aposentadoria (Esclarecimento feito por Dr. Ciro Oliveira); votação do Piso salarial Nacional, Lei 13.595 ( sobre carga Horária); (informe repassado pela Presidente da CONACS Hilda Angélica); Parcerias: (SESC, Ótica, Plano dentário,auto escola).Entre outros.

Dr.Ciro Oliveira Assessor Jurídico do Sindicato

Como fora anunciada no edital de convocação, a presidente do SINDACS/TACS Flor de Lis, ao fazer a abertura da Assembleia, compor a mesa e informar a pauta do dia, chamou para tratar sobre Mudança de Regime, Previdência social e aposentadoria o Dr Ciro Oliveira assessor Jurídico do Sindicato, o mesmo se incumbiu não só de esclarecer os assuntos pertinentes ao momento, aproveitou para dirimir todas as dúvidas  sobre Regime Geral (INSS). Previdência da prefeitura (IPAM) e aposentadoria.

Na fala do Advogado houve participações da platéia, espaço para perguntas e questionamentos, momento também em que foi esclarecido as diferenças de paridade salarial para  quem está ativo e para os aposentados, colocou como exemplo os valores das porcentagens que são descontados entre tais situações. Mediante o exposto, a categoria deve refletir bem se realmente desejam fazer tal mudança, pois tanto de um lado como do outro há suas particularidades. “Todos os casos serão analisados, desburocratizados, lembrando que nem todas as situações são iguais, há casos extremamente complexos, como por   exemplo , os tipos de atividades que eram exercidas por alguns antes de assumirem a função  de   ACS”. Enfatizou Dr. Ciro

Para fazer jus a todas as conquistas do Sindicato, de modo particular a Transposição de Regime, a Presidente Flor de Lis relembrou a categoria sobre o apoio imensurável do Vereador Pavão Filho, disse que chegou o momento em que todos  deveriam  unir forças para trabalhar o seu nome rumo à Câmara Federal,  esse será o reconhecimento de quem nunca abandonou a categoria. Sobre a contrapartida do Estado, ainda está se  discutindo, aguardando a resolução de alguns entraves que continuam a atrapalhar, no momento não há respostas concretas, apenas reuniões agendadas para as deliberações.

As informações a respeito do Piso nacional foram repassadas pela Presidente da CONACS Hilda Angélica que veio diretamente de Brasília participar dessa Assembléia. Ao lado da líder sindical Flor de lis e da Presidente da  FEMACS Marleide Nascimento  discorreu  sobre o histórico das lutas da categoria que vem sofrendo ataques de extinção desde 2016, falou com orgulho das dinâmicas utilizadas para mobilizar os 400 mil ACS e Endemias, e assim derrubar os 16 vetos impostos pelo Executivo Federal. “Lutamos para sairmos da condição de portaria e garantir nossas atribuições pautadas em lei, para isso visitamos 22 Estados, provocamos a Câmara e o Senado, nessa luta aprovamos o Piso salarial, e como noticia de primeira mão para os ACS É ACE do Maranhão informo que com a força de Deus e nossas articulações, o Vice-presidente do Senado em Exercício, Senador Cássio Lima assinou a nossa MP 827, é mais uma conquista, fruto de nossas lutas, um novo capitulo a acrescentar em nossa história, depois de quatro anos sem reajuste essa é a melhor noticia. Desabafou “Hilda Angélica. A presidente encerrou sua participação dizendo que com essa Vitória, venceu-a resistência do Presidente da Câmara Rodrigo Maia que usou de todas as desculpas para não aprovar a Medida provisória 827.

As demais informações foram repassadas pela Presidente Flor de Lis que tratou das parcerias firmadas entre o Sindicato e as instituições privadas, falou dos cursos que já estão disponíveis para os Agentes, como curso de Libras e preparatório para o ENEM e do projeto de capacitação para delegados sindicai

“Concluímos nossa Assembleia com a sensação do dever cumprido, pois pela primeira vez se fez presente em nosso meio a Presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde Hilda Angélica,e pela terceira vez Mrleide Nascimento  Presidente licenciada  da FEMACS (Candidata a Deputada Estadual), mais o nosso maior compromisso no momento é colocar o Vereador Pavão   Filho na Câmara Federal, será o nosso reconhecimento a tudo que ele  tem feito por nossa categoria, de modo particular a grande luta pela transposição de regime, que está com a parte técnica toda concluída, faltando apenas a parte previdenciária, que será rediscutida na segunda semana de agosto ,onde contaremos  com a presença do nosso futuro Deputado Federal Pavão Filho, ele que é o mentor dessa transposição, muito tem nos ajudado , tem estado presente na busca dos nossos interesses, por esse e outros apoios ele será nosso candidato a deputado Federal, disso não abriremos mão. (Saiba mais sobre o apoio do vereador pavão filho)

”Confirmou Flor de Lis.  (PAVÃO FILHO INFORMA DECISÃO DO TCE EM BENEFICIO DOS ACS E ACE)

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e óculos de sol