Como parte dos investimentos realizados em comemoração ao aniversário de 409 anos de São Luís, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (8), a primeira etapa de requalificação da Rua do Giz, que agora está ainda mais atrativa para quem visita a capital. A rua teve fachadas de edificações e pavimento revitalizados, escadarias recompostas, nova iluminação, entre outras intervenções promovidas pela gestão municipal.

“A Rua do Giz já foi eleita como uma das seis ruas mais bonitas do país e, agora, tem tudo para conquistar a primeira colocação. Tudo isso é resultado de mais uma importante intervenção que proporcionou o restauro das fachadas de 15 casarões, limpeza das escadarias da Rua do Giz e, também, da Rua Humberto de Campos, renovação da iluminação e tantos outros serviços. Esse é mais um dos muitos presentes que preparamos para a nossa São Luís, pelos seus 409 anos”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide e autoridades.

Durante a requalificação, os casarões localizados na Rua do Giz receberam, ainda, serviços de retelhamento e manutenção de guarda-corpos. A pavimentação da via também foi reestruturada e, agora, a iluminação pública conta com lâmpadas em LED – mais econômicas e eficientes, proporcionando mais segurança para a população.

Melhorias importantes que demonstram a preocupação da gestão municipal em cuidar e proteger as riquezas materiais e imateriais da capital, conforme destacou a vice-prefeita Esmênia Miranda.

“Entregar a Rua do Giz é demonstrar o carinho e o cuidado que a Prefeitura de São Luís está tendo pelo nosso Centro Histórico. São Luís é uma das poucas cidades que ainda mantém preservado o seu patrimônio histórico e, por isso, revitalizar esse espaço, especialmente essa rua tão importante, é investir, também, no turismo da capital em um dos pontos prediletos de visitação”, ressaltou.

Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) por meio de recurso de Operação Urbana, contaram com investimento de mais de R$ 450 mil e apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) via Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), parcerias que garantiram que o conjunto de obras incrementasse as comemorações de aniversário da capital.

“São Luís é um berço de riquezas materiais e imateriais reconhecidas mundialmente. Colaborar para a valorização desse patrimônio nos empenha a executar o serviço da melhor forma, como a nossa cidade, nossa população e nossos visitantes merecem. Contamos com cada uma das pessoas que frequentam a Rua do Giz para manter todas essas intervenções e cuidar desse patrimônio que pertence a todos nós”, frisou o secretário Bruno Costa, titular da Semurh.

As obras, projetadas pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), visam, acima de tudo, fortalecer o título concedido há 24 anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como frisou explicou a presidente do órgão, Kátia Bogea.

“Foi o traçado urbano espanhol com o conjunto arquitetônico português, somados à diversidade cultural de São Luís que levou a cidade a receber o título de Patrimônio Mundial, e a Rua do Giz faz parte dessa riqueza declarada como excepcional. O título, concedido pela Revista Casa Vogue, só reafirmou que essa é uma das seis ruas mais bonitas do Brasil e hoje se apresenta ainda mais linda com a pujança e importância que tem para o mundo”.

Entre os mais interessados pelas intervenções realizadas na Rua do Giz, está a população. Seja morador ou visitante, os cliques em cada canto da rua demonstram a aprovação do público que, agora, tem seu cartão-postal renovado. Para a turista pernambucana Raíssa Tiontelle, que está aproveitando as férias em São Luís, o cenário é o ideal para registrar a passagem pela cidade.

“É a segunda vez que venho a São Luís e tive a oportunidade de acompanhar o antes e o depois da Rua do Giz. Sem sombra de dúvidas está bem mais bonita, mais colorida, limpa e cuidada. Quando a gente é visitante e encontra um lugar assim, tão interessante, a felicidade é genuína, porque é quando percebemos que escolhemos o destino certo. São Luís sempre estará no meu destino de viagens”, assegurou a visitante.

Se para quem passa pela Rua do Giz em um curto espaço de tempo a experiência é positiva, para quem frequenta o local diariamente, então, chega a ser “indescritível” ver o resultado da requalificação, como avaliou a empresária Patrícia Bello, proprietária de um dos imóveis revitalizados.

“Agora sim, a Rua do Giz faz jus ao título de uma das ruas mais bonitas do país. Para nós, que estamos empreendendo, é muito legal ver as pessoas ocupando a nossa rua, movimentando o Centro Histórico. Querendo ou não, agrega muito valor ao nosso trabalho, tudo fica muito mais prazeroso e esperamos que o cuidado e apoio permaneçam para mantermos a nossa Rua do Giz como ela está hoje, linda”, expressou a empreendedora.

Solenidade

A cerimônia de entrega da requalificação da Rua do Giz contou com a presença de alunos da Escola Municipal de Música de São Luís, que interpretaram canções dedicadas à capital maranhense. Já na Praça da Faustina, a Banda da Guarda Municipal garantiu a musicalidade e animação dos presentes, com uma trilha repleta de músicas maranhenses, finalizando com o Hino da cidade – ‘Louvação a São Luís’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui