Aos professores que vislumbram o trabalho com crianças e são apaixonados pela educação, apresento algumas informações sobre os métodos de alfabetização. No texto aqui exposto haverá um robusto material didático para ser aplicado em sala de aula, lembrando que o referido material servirá apenas para aqueles professores que realmente são comprometidos com a educação e gostam de compartilhar conhecimentos.Para endossar o estudo, leia o resumo em PDF abaixo sobre os quatro métodos de alfabetização defendido pela a escritora Schwartz, material utilizado para formação de professores pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, em parceria com a Universidade Estadual do maranhão-UEMA.
O primeiro contato da criança com o mundo das letras é extremamente importante – e muitos pais não veem a hora de isso acontecer. Mas, antes de começar a compreender as palavras, o Sistema de escrita alfabética e, claro, os sons, os pequenos passam por diferentes fases da alfabetização.
Este é um processo de construção necessário, pois é entendendo cada etapa do processo que poderemos perceber o modelo de pensamento da criança sobre o processo de leitura e escrita. Pelo menos é o que defendem as pesquisadoras Emília Ferrero e Ana Teberosky na obra “Psicogênese da Língua Escrita”.
Para elas, a origem e o desenvolvimento dos processos mentais relacionados à língua escrita estão baseados nos conceitos piagetianos e têm como base o processo de construção da escrita, sendo a criança a protagonista do seu próprio aprendizado. Não à toa, embora a leitura e a escrita não dependam exclusivamente da habilidade de ‘somar pedaços de escrita’, é preciso compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é aplicada na sociedade e em seu dia a dia.
O processo de aquisição da língua escrita pelas crianças e as fases da alfabetização, aliás, têm sido alvos de debates constantes no círculo acadêmico. Isso porque já se sabe atualmente que o processo de aprendizagem não acontece em um único momento, mas de forma gradativa.
ENTENDA AS FASES DA ALFABETIZAÇÃO
UNESP
TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID304_01102020180233