Estudantes do projeto Pedagogia da Alternância da TI Alto Turiaçu são aprovados na UEMA para o curso de Licenciatura intercultural, educação Indígena

A aprovação dos primeiros estudantes indígenas da etnia Ka’apor-Alto Turiaçu para a Universidade Estadual do Maranhão-UEMA , na área Ciências Humanas, é motivo de satisfação para todos os professores que fazem parte do Projeto Pedagogia da Alternância , de modo particular aqueles que participaram do início desse processo de educação, iniciado no ano de 2013, nas  Aldeias Ximborendá,  Zé Gurupi,  Parakui e Xiê, solidificando na Aldeia turizinho através do Caique Iracadju, considerado um dos maiores incentivadores do  Processo Ensino Aprendizagem, através dele a escola JUMU ÉHA RENDA KATU TÉ na Aldeia Turizinho, tornou-se referência para as demais Aldeias.

Depois de quase quatorze anos do Projeto Pedagogia da Alternância, hoje, as lideranças indígenas Ka’apor comemoram a grande vitória, o primeiro salto dos QUINZE estudantes para o mundo da intelectualidade, todos agora são acadêmicos da LICENCIATURA INTERCULTURAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA / CIÊNCIAS HUMANAS, essa conquista demonstra que a maioria dos professores estão no rumo certo e comprometidos para oferecer o melhor em educação.

https://www.uema.br/2024/06/proetnos-recebe-inscricoes-do-povo-kaapor-em-santa-ines/

Veja a relação dos aprovados:

1-IRAUI KAAPOR

2 QUINTINO KAAPOR

3- OQUIRE KAAPOR

4-PINA ITE KAAPOR

5-WAÍ KAAPOR

6-ROSILENE ALVES TEMBÉ

7- PUTYKYNA TIMBIRA KAAPOR

8-IRACADJU KÁAPOR

9-WIRAPITANG PININ KA’APOR

10-SAMUEL MYRARAM KA’APOR

11-INGA UWI KA’APOR

12-INGA RAN KA’APOR

13-IWATÃRIXÃ KA’APOR

14-PINA IRO KA’APOR

15-MARCOS ALVES TEMBÉ

Para os próximos anos, estão sendo preparados mais de quarenta estudantes que possivelmente irão formar a segunda turma na UEMA, esses , assim como os que já estão com vagas garantidas, terão total apoio das lideranças, dos docentes e  da Gestora da escola , professora Rosilene.

Os novos acadêmicos irão estudar no  Campus Santa Inês, o curso Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas será  oferecido pelo Proetnos , responsável pela  Licenciatura Intercultural

O Coordenador Pedagógico do Proetnos, professor Sérgio Roberto, expressou seu orgulho em receber o povo Kaapor, destacando a importância deste momento para a população indígena. “Estamos orgulhosos de receber o povo Kaapor na Uema e considero um momento único e de extrema importância para a população indígena”, afirmou o professor.

O cacique Iracadju também enfatizou o propósito dos Kaapor na universidade. “Estamos aqui para poder fazer o melhor para o nosso povo, pelo nosso território e para sermos inseridos na universidade”.

O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica, Proetnos, tem como missão central formar e qualificar quilombolas e indígenas no Maranhão, por meio de licenciaturas específicas e diferenciadas, para atuarem nas escolas de seus territórios. Desde o seu início em 2016, o Proetnos/Uema tem desempenhado um papel fundamental na resposta à demanda histórica dos povos tradicionais por uma educação inclusiva e plural.


Por meio do Proetnos, a Uema tem promovido novos relacionamentos entre os saberes e histórias dos povos e comunidades tradicionais e o conhecimento ocidental, visando reverter um processo histórico assimétrico que exige reparações. A iniciativa tem sido fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as culturas são valorizadas e respeitadas.

 

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