Em processo de reestruturação, o Partido Cidadania 23 (PC) em São José de Ribamar está sob novo comando, o mesmo tem à frente Eliel Gama como Presidente da Estadual e o advogado Ariosto Carvalho no comando municipal, a legenda conta ainda com a participação de Flora Maria, dirigente do Cidadania Mulher e Pré-candidata a vereadora e Cleiton Reis, militante do Movimento Negro, o mesmo na incumbência de coordenar o Movimento de Igualdade Racial do Cidadania.
A nova Executiva Municipal do Cidadania tomou posse na tarde do último sábado (28), ocorreu durante a conferência realizada na sede do Boi de Ribamar, local de grande representatividade popular e cultural.
Na abertura da Conferência Municipal, o Presidente da Sigla estadual Eliel Gama apresentou como reflexão o tema “CIDADANIA”, de forma dinâmica perguntou aos conferencista o que eles entendiam sobre o assunto, deixando-os à vontade para apresentarem seus conceitos, as respostas foram todas pertinentes e bem reflexivas, e para enfatizar a reflexão Eliel Gama disse que segundo pesquisa, “A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.”
Sobre a organização do partido, o Presidente da Municipal
Dr.Ariosto informou que apesar do Cidadania ter um vereador de mandato no Município, atualmente presidente da Câmara, o partido não cresceu e praticamente não tem filiados, como dirigente do partido terá como missão uma força tarefa para estruturar o partido, para tanto recebeu total aval da direção estadual, e contará ainda com a ajuda dos demais membros da Executiva Municipal.
“ Enfrentar desafios nunca foi tarefa difícil na minha trajetória política, estou preparado para esta nova tarefa, trarei para o debate a experiência que tive durante o tempo em que liderei o PDT de Ribamar, somado a isso, atuei como coordenador jurídico da campanha de Jota Pinto em 2018, essas experiências irá ajudar a fortalecer o Cidadania”. Destacou Ariosto, disse ainda que A nova gestão tem como metas principais a organização partidária, a arregimentação de filiados e a formação de uma chapa sólida de pré-candidatos a vereador. Em relação ao apoio a candidato a prefeito, essa é uma decisão que será tomada coletivamente em momento oportuno.
“O Cidadania que pouco se ouvia falar em São José de Ribamar, começou a ganhar destaque, e não tardará para subir ao pódio, é só uma questão de tempo, e para atingir sua meta já estabelecida pela direção, daremos o melhor de todos nós, cada um no seu campo de atuação, eu na responsabilidade de reforçar as questões de igualdade e inclusão, para tanto, trago em minha bagagem a experiência como militante do movimento negro”. Explicou Cleiton Reis.
“Nosso partido é revestido de valores morais e éticos, nossa bandeira de luta é também pela valorização da mulher em todos os sentidos, de modo particular o direito a concorrer a um cargo letivo, cargo que também vislumbro como pré-candidata a vereadora, para tanto, assumo o compromisso como dirigente do Cidadania mulher de defender nossa categoria contra a violência e lutar pelos nossos direitos políticos”. Frisou Flora Maria dirigente do Cidadania mulher. Flora informou ainda que O Cidadania, desde a sua origem histórica no PCB (Partido Comunista Brasileiro), luta pela igualdade e defende as bandeiras e reivindicações feministas.
Prioridades da Nova Gestão
A nova gestão tem como metas principais a organização partidária, a arregimentação de filiados e a formação de uma chapa sólida de pré-candidatos a vereador. Em relação ao apoio a candidato a prefeito, essa é uma decisão que será tomada coletivamente em momento oportuno, segundo informou Ariosto.