A cidade onde Cristo Nasceu , Belém da Judeia, ninguém ofereceu hospedagem para Maria dar à Luz ao seu primogênito, nessa mesma Cidade onde Deus fora rejeitado, agora não tem nem mesmo uma manjedoura , não há alegria e a esperança parece utópica, o lugar onde nascera o Messias só há desespero, dor e tristeza, do Sul ao Norte há corpos sem vida jogados pelo chão, infelizmente a Cidade na Cisjordânia que antes costumava receber milhares de peregrinos no período natalino, transformou-se em um grande deserto, motivo pelo qual os seguidores das religiões cristãs decidiram cancelar pela primeira vez em a tradição Natalina, tudo por consequência do conflito entre Israel e Hamas, que continua sem previsão de término a medida que o ano se aproxima de seu fim.
A decisão foi tomada por autoridades locais, diante do avanço da violência dos combates, em solidariedade à população palestina em Gaza, sujeita a ataques e bombardeios israelenses desde que o país iniciou uma operação militar em larga escala em resposta ao ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro.
Tradicionalmente, Belém é um dos destinos mais visitados da região no período de Natal, por seu simbolismo para as religiões cristãs. Neste ano, não haverá festividades musicais. Também, nada de decorações extravagantes que normalmente enfeitam a cidade
A Igreja da Natividade, Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), normalmente atrai centenas de milhares de turistas todos os anos. Agora, os carros estão estacionados na praça, onde os peregrinos deveriam estar, e os hotéis se encontram vazios.
As autoridades religiosas renunciaram ao anúncio de qualquer celebração “inutilmente festiva”, em solidariedade aos palestinos que sofrem em Gaza. Comerciantes e lojistas da cidade relatam, há semanas, a queda na circulação de pessoas neste período festivo.