Prefeito Júnior Garimpeiro atende indicação da vereadora Nalva Melo para revitalização da Biblioteca municipal em Centro Novo-Ma

As primeiras semanas do mês de julho iniciou com boas notícias no Município de Centro Novo, o Prefeito Júnior Garimpeiro atendendo à solicitação da vereadora Nalva Melo, autorizou a reforma e ampliação da Biblioteca Pública municipal Professora Joana Teixeira de Almeida Pontes, (professora Neli). O chefe do Executivo municipal surpreendeu a todos, foi além daquilo que fora solicitado, não só reformou a biblioteca, aumentou também seus espaços, colocou internet e ar condicionado, o ambiente tornou-se um lugar digno e prazeroso para quem realmente gosta de pesquisar e estudar.

Apesar do sol causticante e o incômodo do calor, várias moradores, secretários e lideranças políticas se fizeram presentes no local para prestigiar o novo empreendimento, entregue pelo Prefeito Júnior Garimpeiro e seu vice Moab, ambos ouviram atentamente a história da biblioteca relatada pela bibliotecária Maria Inês, que fez  de forma simples um resgate histórico sobre a biblioteca , dizendo que a mesma completou no dia dois de junho exatamente 17 anos de existência, lembrou que nessa data, do ano de 2007, quase no mesmo horário , várias pessoas também debaixo de um ardente sol estavam participando da inauguração dessa mesma Biblioteca, agora com um espaço bem melhor e aconchegante que outrora não tinha.

“Essa biblioteca chegou até nós por meio de um Programa do Governo Federal ,Chamado Biblioteca Aberta , tinha como objetivo municipalizar as bibliotecas públicas ,era raro se ver naquela época um município com biblioteca , e entendendo a importância de um espaço para as pesquisas, o prefeito da época me  perguntou se seria bom trazer a biblioteca para o Município, disse que sim , ele sabia que  eu havia chegado na cidade em 2001 trazendo na minha bagagem a graduação de bibliotecária, uma profissão desconhecida pela população que por muito tempo me perguntaram o que fazia uma bibliotecária, os mais curiosos achavam que minha formação era em economia”. Relatou Maria Inês. Inês fez referência ao professor Nonato, disse ter sido  a primeira pessoa a apoiar seus projetos, não exultou em ajuda-la e motivá-la a prosseguir com suas ideais, pois ninguém no Município conhecia o trabalho de uma bibliotecária.

Em 2007, ano do segundo mandato do governo Lula, foi criado o programa de criação de bibliotecas, e para aderir ao sistema, uma das exigências seria que todos os municípios tivessem prédios próprios para a instalação das bibliotecas, então foi feito  a aquisição de um  prédio onde   antes funcionava  uma igreja.

Durante sua fala, Inês  lembrou do nome da primeira diretora da biblioteca, disse que naquele momento, por ainda não ser concursada como bibliotecária,  não poderia assumir o cargo de gestora.

“Ao longo desses 17 anos ,muitos projetos realizamos por nessa cidade , muitas coisas foram executadas , nesse tempo sofríamos algumas angústias porque o espaço era pequeno  ,em 2017 e  2018 fomos contemplados  com o programa conecta biblioteca , foram dois anos de muitas  tarefas, enfrentamos muitas dificuldades por conta do pequeno espaço, não cabiam todas as pessoas que vinham nos visitar, angustiada com a situação solicitei ao Prefeito, aos secretários que resolvesse o problema, infelizmente não fomos atendidos, conversei  sobre o assunto com a vereadora Nalva Melo, ela  prontamente se comprometeu em fazer a indicação na câmara por meio do seu gabinete, e  para a alegria de todos, depois de tanta espera, fomos contemplados não só  com a reforma ,Houve também a ampliação”. Enfatizou.

Tomada pela alegria e imensurável felicidade, a grande mulher Inês agradeceu de forma muito especial ao Prefeito Júnior Garimpeiro, juntamente com seu Vice Moab, pelo presente dado aos estudantes e á comunidade em geral, e como não podia faltar, outra vez fez referência ao nome da vereadora Nalva Melo e ao professor Nonato Melo que ombrearam juntos por esse objetivo Alcançado.

Outra novidade para a nova biblioteca, foi a escolha do nome, houve a necessidade de homenagear alguém que fez história no Município, não foi difícil,  contou-se com o apoio da vereadora Nalva melo, a mesmo teve sua indicação aprovada, ficando com o nome de Biblioteca Joana Teixeira de Almeida Pontes (professora  Neri).

Inês concluiu seu discurso dizendo que tudo ficou lindo, um bom espaço, internet e bem climatizada, faltando agora o Prefeito  investir na ampliação dos acervos e financiamento para os projetos.

De forma muito justa, as palavras de Inês foram endossadas pela vereadora Nalva Melo, que agradeceu a ênfase dada ao seu nome e disse que fará de tudo para  que haja bastante recursos financeiros para executar todos os projetos , lembrou das palavras do Presidente Lula quando no seu segundo mandato em 2007 disse que pretendia “levar biblioteca a todos os municípios brasileiros, porque é importante criar condições  para as pessoas terem acesso à leitura”.

“Quero expressar minha Alegria imensa por estar participando desse ato tão importante , a Inês tem um trabalho e uma história muito bonita de amor e dedicação a essa biblioteca,  lembro-me como se fosse hoje, que no dia dois de julho  de 2021, estive aqui participando de um dos seus projetos ,Foi quando ela me mostrou as  péssimas condições que estava esse     espaço , Imediatamente me comprometi em  oferecer o melhor para os nossos estudantes ,fiz a indicação, solicitando a  reforma e ampliação para esse espaço tão importante e prestigiado pela  nossa população, não  fomos atendidos de imediato, mas  em 2022 ,trouxe outra vez a indicação e fui atendida , e hoje estou  prestigiando a reinauguração desse empreendimento  que faz parte da história de muita gente do nosso município, inclusive da minha história ,da história dos meus filhos  que muitas vezes utilizaram esse espaço e ainda utilizam  ,Inclusive meu filho Paulo de 15 anos que já tem uma obra fazendo parte do acervo dessa biblioteca”. Relatou a vereadora Nalva Melo.

Em seu discurso de agradecimento, a vereadora prestigiou o Prefeito Júnior Garimpeiro, que ombreado com seu vice Moab e mais o apoio dos secretários de  educação e  administração possibilitaram uma  manhã mais  bonita, no espaço tão especial que está sendo oferecido para a Juventude e a população em geral.

Outra indicação da vereadora aprovada pelo Prefeito Junior Garimpeiro foi a   reforma do Centro Cultural da Barreira Vermelha, uma conquista significativa para a comunidade, proporcionando um ambiente mais seguro e agradável para todos.

“A reforma ficou melhor do que eu imaginava, o espaço está totalmente climatizado com moveis novos, uma boa cozinha, e mais comodidade na parte do fundo, onde poderemos atender nossas crianças, nossos jovens e outras pessoas que queiram ler e adquirir conhecimentos, temos internet e bons  livros, tudo está acessível àqueles que querem estudar.” Finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×