A conferência organizada pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão (FETICEMA), foi realizada nos dias treze e quatorze no Praia Mar Eventos, Ponta D’ Areia, São Luís, encerrando com uma belíssima confraternização na manhã do dia quinze. Participaram do evento vários diretores dos Sindicatos da Construção Civil representando seus respectivos Municípios, de modo especial o Presidente do SINTRACCSTR Francisco Amorim acompanhado de sua comitiva.
Com o propósito de melhorar o relacionamento entre os dirigentes dos sindicatos e suas práticas de abordagens nas empresas fiscalizadas, foi oferecido na sexta-feira (13), primeiro dia da conferência, um curso de oratória ministrado pelo Professor e Psicanalista Werversom Coutinho.
Dando continuidade à programação, dia (14), sábado aconteceu a palestra sobre “Assédio Moral no Ambiente do Trabalho”, ministrado pelo Juiz Dr. Carlos Eduardo Evangelista. A segunda palestra do dia teve como tema : “Enfrentamento às Práticas Antissindicais”, ministrada por um representante da Procuradoria Regional do Trabalho no Maranhão .No turno vespertino o assunto foi sobre “Periculosidade e Insalubridade no Ambiente do Trabalho”, a mesma ministrada pelo Engenheiro Civil e de segurança do Trabalho, Dr. Miguel Melo Carvalhêdo .
Todas as capacitações e formações oferecidas aos dirigentes sindicais encerraram na tarde de sábado (14), finalizando com a palestra sobre “fiscalizações , Notificações e Direito Sindical”, teve como palestrante a advogada da Federação , Dra.Rosilene Sampaio, acompanhada do Vice-Presidente do SINDCONSTRUCIVIL , Irineu mendes.
“Esses três dias que tivemos de formação foram de suma importância para melhorar nosso trabalho à frente do Sindicato, nos sentimos a partir de agora muito mais preparados para enfrentar os desafios e as lutas relacionadas aos direitos dos trabalhadores, para tanto, tivemos como suporte o curso de oratória, que nos possibilitará melhorar nossas habilidades na condução dos conflitos trabalhistas e no diálogo entre patrão e empregados”. Concluiu Francisco Amorim, Presidente do Sindicato dos trabalhadores na Industria da Construção Civil, Construção pesada, do mobiliário e Artefatos de cimento de Santa Inês, Zé Doca, Araguanã , Governador Newton Bello, Nova Olinda do Maranhão , Pindaré -Mirim Monção ,Igarapé do Meio, Santa Luzia,,Tufilâdia e Bom Jardim-Ma.