Professora Eva Barros: URE divulga resultado final da eleição para gestor escolar de 312 escolas regulares

A Gestora da URE/SL, Professora Eva Barros acompanhou nessa terça-feira (12), o processo eleitoral para eleger novos diretores da Rede Estadual de Ensino, a eleição aconteceu de forma transparente e bem orientada pelas 61 comissões eleitorais que tiveram  a responsabilidade de orientar e tirar as dúvidas sobre como e quem deveria votar. Ao todo foram ofertadas 312 vagas para gestor geral, 360 vagas para gestor auxiliar, 56 vagas para diretor geral e 54 vagas para diretor adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE). De fato, a comunidade escolar vivenciou nessa terça-feira (12), um importante exercício da cidadania, escolheram e elegeram pelo voto direto novos diretores para as escolas regulares, entre esses, alguns foram reeleitos, não houve concorrência, chapa única.
Estiveram aptos ao voto os profissionais da educação, em exercício na Unidade de Ensino há, pelo menos, seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados, com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 14 anos de idade; o pai ou responsável legal por aluno, devidamente cadastrado; somente um por família, independentemente do número de filhos matriculados na escola.

“O momento foi importante para estimula e motivar os jovens a começarem a entender que da mesma forma e seriedade em que se elege representantes das escolas, também exercemos a mesma democracia para eleger aqueles que irão nos representar no legislativo e executivo nas esferas Estadual, Municipal e Federal, com essa eleição, dizer ainda que a importância dessa eleição é que nós mostramos para a comunidade que a escolha dos directores não ocorre por acaso, é um momento para celebrar um compromisso com a qualidade da educação, significa dizer que quando uma comunidade escolhe o Director da escola de seus filhos, ela participa de forma mais ativa do processo de gestão democrática, ganha a escola, ganham os alunos e ganha toda a comunidade”. Enfatizou a Gestora da URE/SL Eva Barros, disse ainda, que uma das principais vantagens da escolha participativa dos diretores escolares é que, ao participar do processo eleitoral, os candidatos apresentam suas propostas à comunidade e debatem formas de solucionar os problemas, expondo suas ideias para melhorar a qualidade do ensino.
A Regional de São Luís agradece o envolvimento e compromisso das 61 Comissões Eleitorais Escolares, às equipes gestoras e a comunidade escolar na realização deste desafio.
Que todas as gestões escolares eleitas, promovam o desenvolvimento contínuo dos diversos segmentos escolares estimulando a cultura da participação, fomentando a responsabilidade coletiva pelo sucesso da escola, elevando os índices educacionais e fortalecendo o protagonismo juvenil e a valorização dos profissionais da educação. A todos, sucesso!!!

https://www.educacao.ma.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/RESULTADO-GERAL-ELEI%C3%87AO-DE-

GESTORES-1.pdf

Dia marcante para a educação do Maranhão

Votação para escolha dos Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino, que ocorreu simultaneamente nesta terça-feira (12), em 312 escolas regulares.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortalece a gestão democrática nas escolas. Felipe Camarão

A Eleição é voltada para os cargos de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto

O pleito é referente ao quadriênio 2024-2027

Foram ofertadas 312 vagas para Gestor Geral, 360 vagas para Gestor Auxiliar, 56 vagas para Diretor Geral e 54 vagas para Diretor Adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE).

Professora Lucineide  Martins e Celso Marques

O processo eleitoral para gestores escolares fortalece a democracia. Odair José Neves Santos

Um momento importante para a educação pública do Maranhão, que fortalece a democracia nas escolas e abre espaço para o coletivo nas tomadas de decisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×