Antonieta Lago, mulher preta do Coletivo Raça e atual Secretária Adjunta da Mulher realiza ação social na Vila Luizão em São Luís.

São Luís-Moradores do Bairro Vila Luizão  e áreas adjacentes da Zona Urbana de São Luís,  receberam na quinta-feira  (6), uma ação social com oferta de diversos serviços gratuitos. A ação foi coordenada pela Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Mulher-SAMU Antonieta Lago (Coletivo  Raça), a mesma contou com o apoio de várias outras lideranças comunitárias, amigos e simpatizantes das causas sociais. A Praça da Vila Luizão, que funciona ao lado da Associação dos moradores do referido Bairro, ficou pequena para o fluxo da grande quantidade de pessoas que compareceram para usufruir dos serviços oferecidos pela ação social.

SERVIÇOS OFERECIDOS.

Atendimentos de saúde com a Carreta da Mulher Maranhense, Palestras e distribuição de material para o Enfrentamento à Violência Doméstica, Distribuição de Absorventes e preservativos, Orientações Nutricionais, Jurídicas e Psicológicas, Massoterapia, Feira de Produtos Artesanais, Aulão de Rítmos e muito mais.

Segundo Antonieta Lago, historicamente a Vila Luizão é conhecida como uma das maiores periferias de São Luís, motivo pelo qual muitos compareceram no local à procura dos serviços oferecidos. “Essa magna ação teve como objetivo, não só levar os diversos serviços de saúde para as mulheres que vivem na periferia, no entorno da Vila Luizão, também marcou a criação e o lançamento da rede de mulheres da periferia que vivem em situação de vulnerabilidade. ” Explicou Antonieta Lago. A adjunta da SEMU disse ainda que a RMP terá como meta, levar ações, atividades, serviços, atendimento, orientações e capacitações para aquelas que estão em situações mais vulneráveis.

A ideia é continuar realizando ações em outras periferias da cidade, a próxima será na área Itaqui Bacanga, posteriormente na salina do sacavem contemplando também o coroadinho.

Antonieta é exemplo de resistência, faz parte da estatística dos poucos que conseguem estudar e obter uma boa colocação na sociedade, ela é nascida e criada na periferia, o lugar onde se tornou o que é hoje, orgulho para sua família e fonte de inspiração para os negros e negras do seu bairro. Em agradecimento a Deus que lhe conduziu para tantas conquistas, lago sente-se na obrigação  de devolver  ao seu  lugar  de nascimento os melhores  serviços humanitários, esse é o agradecimento por tudo  que recebeu de bom.“Precisamos quebrar esse maldito paradoxo capitalista de que a periferia é apenas deposito de marginais e reprodutor de traficantes, que só mora bandido e preto vagabundo, eu sou fruto  da periferia, sou preta com orgulho, lutarei sempre contra esse tipo de preconceito imposto pela sociedade, a periferia, ao contrário do que muitos pensam, é lugar de negócios, empreendedorismo e muita riqueza, e os que vivem com dificuldades   precisam de nosso olhar, atenção especial e cuidado”. Desabafou, disse ainda que  se cada um de nós fizermos um pouco, serão muitas pessoas e mulheres sendo bem cuidadas e fortalecidas.

Seguimos e não vamos parar ,e vem mais por aí!.

Vem somar com a gente.

Já nascemos fortes e somos muitos em parcerias.

Só gratidão por tantos apoios para esse dia na Vila Luizão.

PARCERIAS DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

@Nave_ong

@FEIRAMAPRETA

@INSTITUTO.IGEP

@EMPODERARSE.INSTITUTO

@SEMU_MA

@VEMARIAHELENA

@_ELISA1237

Órgão do Poder público

Iniciativas privadas e Universidades que se juntam para apoiar as mulheres da periferia.

Organização Navi

Feira minha preta

Instituto igep

Instituo empoderar-se

Entre outros

Órgão do Poder Público

Iniciativas privadas

Universidades que se juntam para apoiar as mulheres da periferia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×