Secretária Érica Garreto Participa da Abertura da Semana do Meio Ambiente em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e da Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicas (Semosp), deu início, na tarde de segunda-feira (2), à Semana do Meio Ambiente. O evento, que se estende até esta quinta-feira (5), conta com uma vasta programação focada em educação e conscientização ambiental.

“Educar e Cuidar: Plantando o Futuro da Nossa Cidade”

Com o tema “Educar e Cuidar: Plantando o Futuro da Nossa Cidade”, a semana busca incentivar a cultura das boas práticas e despertar a conscientização da população para ações de cuidado e preservação ambiental.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse é um momento único de pensar em uma política pública de Meio Ambiente em parceria da Prefeitura com várias instituições. A Educação ambiental é tão necessária porque só se aprende a cuidar de algo quando se entende e consegue compreender a sua importância”.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, enfatizou a necessidade de envolvimento da sociedade: “O meio ambiente é uma política pública que precisa estar de mãos dadas com a população, com a sociedade civil. Por isso, nossas ações são voltadas para trazer e chamar a sociedade para essa responsabilidade que é, também, uma questão de saúde pública e de um ambiente melhor para todo mundo”.

 

Lançamentos e Reconhecimentos

Durante a cerimônia de abertura, foram apresentados e lançados importantes projetos:

Plano Municipal de Arborização Urbana de São Luís: Fruto de um convênio entre o Impur e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), São Luís se torna o primeiro município do estado a possuir um Plano Municipal de Arborização Urbana, um marco de gestão para a cidade e o Maranhão.

Livro Digital “Arborização Urbana – Ruas e Praças de São Luís”: Desenvolvido a partir do plano, o livro faz um inventário das árvores existentes na cidade, resultado de um trabalho iniciado na primeira gestão do Prefeito Eduardo Braide.

Programa Link Verde: Um novo canal de acesso (https://linkverde.saoluis.ma.gov.br) onde a população pode solicitar e escolher até cinco mudas de árvores para plantio, com possibilidade de novas doações a cada três meses. As mudas podem ser retiradas no Parque do Bom Menino.

Decreto de Tombamento de 4 espécies arbóreas: Quatro espécies de árvores foram tombadas como de proteção especial, contribuindo para a preservação do patrimônio natural da cidade.

O promotor de Defesa do Meio Ambiente, Claudio Rabêlo Correia Alencar, destacou a relevância das ações: “A Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão. A educação ambiental é uma ferramenta importantíssima para mudarmos nossas práticas diárias e de convencimento de nossos cidadãos. Ações como estas que estão sendo apresentadas buscam dar qualidade de vida à nossa população, mostrando a sensibilidade do Município, a eficiência técnica e o envolvimento com a comunidade”.

Diversas autoridades e representantes de instituições participaram da cerimônia de abertura, incluindo a secretária municipal de Urbanismo e Habitação, Érica Garreto, que vem desempenhando um excelente trabalho à frente da SEMURH. Sua atuação tem sido fundamental para o alinhamento das políticas urbanísticas com as diretrizes de sustentabilidade e qualidade de vida na capital maranhense.

Também estiveram presentes a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Patrícia Trinta; o secretário municipal de Administração, Octávio Soares; o presidente da Fapema, Nordman Wall; o coordenador da Patrulha Ambiental, Raimundo Neto; e a presidente da Cooresoma, Maria José Castro, entre outros.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua nesta quarta-feira (4) com o Programa Escola Sustentável, a partir das 9h, no Parque Bom Menino. Na quinta-feira (5), haverá uma visita ao Centro Ambiental da Ribeira, às 9h. Ao longo do evento, serão realizadas atividades educativas, distribuição de mudas e oficinas, buscando proporcionar momentos de reflexão e aprendizado para ações em prol do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×