Uema é homenageada na Assembleia Legislativa pelos 25 anos do Núcleo de Acessibilidade (NAU), núcleo coordenado pela Professora Marilda de Fátima.

  • A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta segunda-feira (13), em Sessão solene de celebração dos 25 anos do Núcleo de Acessibilidade da universidade. O evento promovido com o apoio do Deputado Estadual Neto Evangelista e presidido pelo Deputado Estadual Osmar Filho, contou com as presenças da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profª. Ilka Serra; a Profª. Marilda de Fátima Lopes Rosa, Coordenadora do NAU-Uema; o Chefe de Gabinete da Reitoria-Uema, Professora Eva Barros (Homenageada),Prof. José Sampaio; e da Diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho. (Homenageada).
  • Em destaque, a Professora Marilda de Fátima expressou sua gratidão: “Hoje é um dia muito especial, um dia de celebrar o reconhecimento por todo o trabalho que o Núcleo de Acessibilidade da Uema realiza, nosso grupo sempre estará empenhado em mostrar a importância da acessibilidade e da inclusão para a universidade. Eu fico muito feliz por estarmos sendo reconhecidos neste ambiente legislativo. Agradeço à pessoa do Deputado Neto Evangelista pela iniciativa e nós vamos mostrar para todo o legislativo e para a toda a sociedade em geral, a importância do Núcleo de Acessibilidade da Uema.” Marilda disse ainda, ser  um momento de gratidão e reconhecimento por todo o trabalho que o NAU faz para o público-alvo da educação especial que a Uema recebe, são os alunos, acadêmicos, a família dos acadêmicos , todos são bem vindos também, e núcleo não  se furta de atender as pessoas da sociedade que necessitam de apoio tanto em São Luís, como nos demais 19 campi espalhados no Maranhão.
  • O Núcleo de Acessibilidade da Uema, teve sua origem em novembro de 1998, quando a necessidade de inclusão de uma aluna cega do curso de Pedagogia trouxe à tona a demanda por soluções. Inicialmente estabelecido como um pequeno espaço de apoio aos alunos e professores, o NAU cresceu ao longo dos anos, culminando na criação do Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial (NIESP) em 2000, durante a gestão do Professor César Pires. No entanto, em 2014 sob a gestão do Professor Gustavo Pereira da Costa, o Núcleo de Acessibilidade da Uema foi formalmente estabelecido, evidenciando o compromisso da universidade com a inclusão e acessibilidade para todos os seus membros, independentemente de suas necessidades especiais.

  • MARILDA HOMENAGEANDO A PROFESSORA EVA BARROS E ISABELE PASSINHO
  • A existência de um Núcleo de Acessibilidade na Uema é crucial para garantir que todos os membros da comunidade acadêmica tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento educacional e pessoal. É um testemunho do compromisso da instituição em promover uma educação verdadeiramente inclusiva e diversificada, preparando seus alunos para enfrentar os desafios do mundo com respeito e empatia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×