ACONTECEU EM FEVEREIRO: Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), participou, recentemente, da I Oficina de Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor, no município de Zé Doca. Na ocasião, a universidade foi representada pela Profª. Drª. Marivania Furtado, coordenadora geral do Proetnos.

O evento foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da ação Saberes Indígenas na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc) e a Unidade Regional de Educação de Zé Doca (URE-ZD).

A iniciativa conta com o Prof. Dr. Gersem Baniwa como coordenador da equipe da Ação Saberes Indígenas e da assessoria da Profa. Maria Helena para a execução das atividades propostas para a realização da oficina, contando também, com a participação de integrantes da Universidade Federal de Brasília – UnB para o apoio do evento.

Na oportunidade, foi divulgado o resultado do edital da 1ª edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O Proetnos foi contemplado com 60 vagas para novos cursos a nível de ensino superior, sendo 30 para o Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas, que será realizada em Santa Inês nas primeiras etapas. As outras 30 vagas foram direcionadas para o Curso de Licenciatura em Educação Quilombola.

Este novo curso terá uma nova configuração a partir das inscrições, uma vez que das 30 vagas, 15 serão reservadas para a etnia Ka’apor e 15 para os Tentehar-Guajajara. Desse modo, pela primeira vez o povo Ka’apor poderá ser incluído nos processos formativos interculturais a nível superior, iniciando um processo de reparação e formação de professores(as) indígenas para assumires todos os níveis de escolarização em suas aldeias.

SAIBA MAIS

Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica em escolas indígenas.

O objetivo do projeto é oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.

O programa é uma Política Pública federal de iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/ MEC/ FNDE), desenvolvida através da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena

                          VEJA AINDA!

INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO DO PROETNOS

Orgulho de ser UEMA: Proetnos é aprovado no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade)


o Proetnos/UEMA obteve a aprovação no edital da 1ª edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) nas seguintes formações:

• Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas;

• Licenciatura em Educação Quilombola;

 

MAIS INFORMAÇÕES QUE PROFESSORES INDÍGENAS PRECISAM SABER E COMPARTILHAR

RESULTADO PRELIMINAR DO PARFOR EQUIDADE SAIU NO DIA 20 DE FEVEREIRO

 

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